Esta matéria contem imagens eventualmente chocantes.
Coriza é a mais conhecida e é comum designar todas as doenças caracterizadas por secreção nos olhos e dos orifícios nasais como coriza. É um germe hemofílico frequente em lugares com humidade, correntes de ar e sem abrigos para as aves. Provoca um corrimento nos olhos ( lacrimejamento ) e nas narinas, essa secreção aumenta, se torna viscosa e provoca o inchaço da cabeça e dos olhos, podendo atingir os olhos, chegando a cegar a ave, há diminuição da postura e emagrecimento. É necessário o tratamento com antibióticos, o isolamento das aves contaminadas e a desinfecção de todos os viveiros pois a doença é altamente contagiosa e pode provocar a morte das aves se não forem medicadas prontamente.
Os sintomas são: febre, cefaléia, mialgia, calafrios, tosse. O período de incubação da doença pode variar de
A ornitose tem duas formas:
A forma aguda que pode ser reconhecida nas aves pela respiração ruidosa, conjuntivite uni ou bilateral e enterite muco-aquosa com diarreia.
A forma crónica é mais frequente nas aves adultas que, no entanto, demonstram poucos ou nenhuns sinais da doença.
Após recuperação, as aves continuam a representar ameaça para as outras da colónia e para o homem, pois o agente permanece latente.
O tratamento de escolha é à base de antibióticos.
O tratamento da colónia é feito com chlortetracyclin+, que vem demonstrando há vários anos um controlo eficaz da ornitose.
Para manter a sua eficácia, o tratamento de 30 dias com chlortetracyclin+ não pode ser Interrompido.
Ornicure
Tratamento de infecções do tracto respiratório, de ornitose ou psitacose.
Embalagem de 8 carteiras de
AVIZOON - Ornitose / psitacose
Como evitar: A infecção é provocada pela inalação de poeiras em suspensão que contenham o agente, ingestão de alimento ou água contaminados com fezes, criação ou contacto com os borrachos. Boa alimentação e higiene rigorosa são importantes
A Ornitose é uma doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Chlamydia psittasi, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. "Chlamydia psittaci". Os "Chlamydia" são pequenos microorganismos não móveis que invadem as células tornando-se seus parasitas.
Notas:
Não fornecer alimentos que contenham cálcio (ex.: grit), pois o cálcio inibe a clortetraciclina, reduzindo a sua eficácia.
Não fornecer água para o banho.
MUITA ATENÇÂO: As pessoas lidarem directamente com as aves afectadas deveram lavar e desinfectar as mãos e material utilizado, esta doença e contagiosa até para o homem e a outros mamíferos. Em caso de persistência grave da doença consultar um veterinario.
Esta matéria teve como referencia alguns artigos sobre a ORNITOSE.
As fotos são de Osvaldo Sereno
4 comentários:
Bom dia,
Infelizmente tenho alguns canários com Ornitose. Nos anos anteriores vacinei os meu canários com a Poulvac P Canary, mas este ano incrivelmente paráram a produção da vacina na Europa, o que concidero um retrocesso ideotico.
Queria perguntar se a Ornitose é reencidente ou se as aves que a têem ficam imunes como acontece com a variola?
Obrigado
Guilherme Faria
Gostaria de saber se exsite algum tratamenyo especifico para o contagio do ser humano. pois, ate agora o que encontrei foi tratamento com antibióticos.
Gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento especifico para o ser humano, pois, ate o momento somente encontrei tratamento feito por antibióticos.
Eu tive psitacose, tomei 21 dias de doxiciclina. Fiquei internada esse periodo todo.
Enviar um comentário