sábado, 26 de maio de 2007

Couscous

O Couscous é conectado frequentemente como sendo um prato tipicamente Marroquino, mas está incorrecto. É igualmente um prato de, Argélia, Tunísia e Líbia, pessoas de todos estes países pode reivindicar a paternidade do couscous.O termo vem das línguas de ,Berber, onde é chamado seksou. Consiste nas grões pequenas, o ingrediente principal de que é semolina.

É feito de 2 porções do semolina, da 1 porção da farinha, do sal e da água. Alguns punhados do semolina são postos sobre uma placa ou sobre a terra, depois do qual é humedecida com o saltwater. O que resulta é moldado na mão, porque a farinha é adicionada. As “grões pequenos” do couscous são separadas gradualmente.

Após ter executado este processo até que o tamanho direito das “grões” esteja conseguido, um pouco de óleo é adicionado. Então o couscous está pronto para ser usado nos pratos. As facilidades modernas permitiram o armazenamento do couscous por períodos de diversas semanas.

O couscous e utilizado em muitas receitas de culinária, de muitas formas e maneiras.

Pode ser integral ou não, também pode ser biológico ou não.

Este sofre algumas alterações para este fim (ornitologia).

Excelente complemento alimentar para aves.

Rico em: proteínas, hidratos de carbono, fósforo, ferro, magnésio e fibras.

Na altura da reprodução e desmame muitos criadores utilizam o couscous para que as aves alimentem as crias com mais facilidade e em grande quantidade. E uma boa alimentação para aves jovens.

A sua preparação pode ser feita de duas formas:

A primeira e simplesmente posto a remolhar ou demolhar. Para quem não tem muito tempo e não quer estar a levar as coisas para a cozinha o remolhado deva ser a melhor opção. Eu pessoalmente gosto de utilizar o couscous remolhado. Pois permite-me colocar vitaminas na água (fria) da sua preparação. Este produto ao absorver a água aumenta de tamanho e torna se húmido, fofo e leve.

A segunda forma de preparação é: Cozido. Torna-se mais pastoso, a sua confecção torna-se mais cuidada para não cozer demais. Mas há quem ponha só água morna. Em ambos os casos, depois de pronto pode ser adicionado a papa, fruta, sementes germinadas ou então sementes cozidas.O seu custo não é muito. Nos supers (Pingo Doce) um saco de um kilo custa 02.95 € mais ou menos.

Mas vale a pena porque da para muitas vezes. Claro para quem tem muitas aves será melhor comprar um saco de 5 kilos. Também se encontram este produto nas ervanárias. Mas atenção aos sacos integrais.

Esses não são para aqui chamados.

Boa sorte para todos.


2 comentários:

Flávia disse...

Agradeço a visita a meu blog e gostaria de dizer que realmente temos bastante em comum já que também considero o site do "olhares.com" o melhor de fotografia em língua portuguesa.
Claro que podes colocar o link de meu blog no seu! É uma honra!!!

Abraços do Brasil

Flávia Lages
http://canaril.blogspost.com

http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ disse...

Eu utilizo os Cous-cous a já alguns anos junto com a papa seca Orlux
indigna , Cede para canários , vitaminas onde leva também o germinado , de pois fica umedecida pronta a dar.

Cumprimentos Amigo Osvaldo .
Manuel Marinho.