terça-feira, 1 de maio de 2007

Entre amigos com José Manuel Freire

FICHA DO CRIADOR

Nome: José Manuel Freire

Clube ou Associação: (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra

Espécies que cria: Canários de cor, porte e exóticos.

Morada: Chão do Bispo - Coimbra

Contacto: 934 153 552/239 703 347

As aves sempre o foram uma das suas paixões desde miúdo, talvez por na época não haver muitos divertimentos a Natureza chamava o.

Sabia o nome de quase todos os pássaros do campo, sabia o que comiam, onde faziam os ninhos em fim coisas de menino. O tempo fez dele homem, e de descoberta em descoberta tornou se num amante de aves de quase todo o tipo.

Até que um dia a cerca de 6 ou 7 anos a traz. Descobriu umas aves que o viria a motivar muito os Diamante de Gould.

Começou então a criar Diamantes de Gould. O gosto foi crescendo a medida que ia conhecendo melhor esta espécie, como tudo na vida depois dos Diamantes de Goud seguíram-se outras aves exóticas.

Hoje em dia conta com 34 viveiros de criação bem como 4 voadeiras.

É sócio da (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra desde a sua fundação em 2002.

Vê num futuro muito próximo uma importância cada vez maior para os novos criadores.

Segundo este associado o facto de se ser sócio permite participar em exposições, conhecer gente de muitos lugares ligados a ornitologia, falar de esperiencias, trocar aves entre criadores do mesmo clube ou associação e por fim cultivar uma amizade entre criadores e amigos destes. Saber receber e uma das sua virtudes.

Tem hoje aves exóticas e canários, mas não lhe restam dúvidas as aves da sua eleição são os Diamante de Gould. Por vários motivos. Talvez o maior seja a possibilidade de trabalhar as suas cores vivas e deslumbrantes nas vários mutações conhecidas. Não são aves de um canto por ai alem como o canário ou outras aves mas ganha nas na paleta de cores que sustenta. Não haverá no mundo das aves ornamentais aves com um colorido tão especular.

Alimentação das suas aves e constituída por sementes Profissional Exóticos Diamantes da Verselle Laga.

São boas sementes de boa qualidade e limpas o que por vezes não acometesse com outras marcas.

Para este criador as papa são muito importantes na alimentação diária das suas aves. Gasta por norma papas da Chemivit, Gould Papex.

Muito importante na sua opinião o suplemento diário de grite e carvão mineral.

Próbioticos: sim

Antibióticos: sim

Vitaminas: sim

Minerais: sim

Durante todo o ano, mas em alturas especiais tratamentos diferenciados. (Preparação para criação, criação, pós criação e defeso).

Conselho aos novos criadores.

Dedicação, preserverança, tempo livre, vontade de aprende, pedir conselhos aos mais velhos, saber escolher um bom plantel desde o início são pontos muito importantes para reconhecer resultados a longo prazo.



Zé Manuel

Muito obrigado pela entrevista e pela maneira como me recebeu.

"Bom tinto ..."