segunda-feira, 7 de maio de 2007

Feira das Aves - Coimbra

Realizou-se no passado dia 06 de Maio de 2007, em Santa Clara (Almas)- Coimbra a primeira Feira de Aves. A sua Organização esteve a cargo da (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra. Teve início por volta das 07 horas da manha e terminou às 13 horas.

Estiveram presentes cerca de nove criadores de várias espécies.

Havia uma pouco de tudo, aves exóticas, canários e psitacídeos.

O dia começou ensolarado.

Com o decorrer da manha as pessoas foram chegando sozinhas ou em pequenos grupos . Abeiravam-se das gaiolas para melhor poder apreciar as aves ali expostas.

Foi uma agradável surpresa para todos os criadores ali presente o número de pessoas que ali acorreu. Foi estimulante e ao mesmo tempo bonito de ver algumas famílias passear se pelo espaço, as pessoas de mais idade também marcaram presença.

Havia pessoas de quase todas as faixas etárias. Foi um dia da mãe diferente para muitas mães, pois em vês de receberem prendas tiveram que comprar prendas fora de época aos seus “pirralhos”. É sempre difícil resistir aos miúdos.

Também estiveram presentes alguns criadores, pessoas com mais experiência e conhecimento no ramo, este vinham ver se havia alguma coisa nova e aproveitaram para rever amigos e conhecidos das lidas das aves. E normal para estes falar das suas experiências e criações.

Nesta altura do ano são os canários que estão em reprodução, as aves exóticas por norma nesta altura do ano já criaram encontrando-se na muda da pena.

Foi uma manha diferente para as gentes de Santa Clara e arredores.

A manha passou mais rápido que o se previa tendo quase todos os criadores presente vendido algumas aves. Não deu para enriquecer!

Para muitas pessoas que ali acorreram a feira deve repetir-se, de modo a cria assim uma dinâmica deferente nas manhas de domingo. Coimbra poderá futuramente contar com um lugar onde se podem ver, trocar, vender e comprar aves ornamentais e de gaiola. Este tipo de feira está difundido em vários locais do País. A” Feira dos Passarinhos” na cidade do Porto será talvez a mais antiga do género.

Esta feira realiza-se nos primeiros domingos de cada mês.