sábado, 16 de novembro de 2013

Uma tarde especial para algumas crianças ... com "Birdsblog"

Depois do contacto da minha amiga e educadora Margarida Tomé no sentido de a ajudar a adquirir um animal para salinha da escola tendo em vista o desenvolvimento de alguns capacidades dos pequeninos alunos na  interação com os animais. Ela lembrasse que conheço e sei alguma algumas coisa sobre estes universo, resolveu contactar-me, sugeri que o melhor por vários motivos: iteração, manuseamento, limpeza , resistência  entre outra uma ave seria a melhor opção. Como sou  criador de aves ornamentais e de canto resolvi fazer uma coisa  que me deixa satisfeito em quando pessoa e criador, OFERECER um dos meus canários para animal de companhia.
 Seguiu-se uma  breve apresentação pessoal e como todos devem calcular a adrenalina crescia a cada minuto para ver o que o (sr. Néné) tinha dentro da caixa!
Fiz uma breve palestra sobre os cuidados que deveriam ter com o seu novo "amigo" falamos ainda sobre a alimentação com algumas interrupções (nada demais) , chamei a atenção de todos para as coisas que não deviam fazer ao canário, porque estamos a falar de crianças pequeninas devemos lembrar mais de uma vez!, demonstraram muita atenção e o seu sentido de participação na actividade muito bom, queriam colocar os comedouros , a comida, a agua em fim aquilo que por norma não fazem na escola.
 Veio o grande momento que todos ansiavam desde o inicio, ver o canário na minha mão, depois de o mostrar e falar um pouco sobre as (plumagens) penas, veio um pequenino teste às cores (perguntei se sabiam descrever as cores ) foram rápidos e quase todos assertivos, a anilha de marcação ( o que representavam as letras e números que ela tens),finalmente veio o momento de tocar num passarinho de verdade.
MUITO BOMMMMM
Para alguns o medo e o entusiasmo eram sentimentos confusos , mas a atracção era mais forte e la foram tocando nas penas ... e foram vendo que não era necessário muita força para lhe fazer algumas festinhas o medo passou e foi usufruir do momento ...
Lá estava o novo inclino da sala de aula na sua gaiola à espera das crianças, não demorou muito para se (discutir ) o nome para o canários de raça Gloster, pois claro, confusão na sala e nas opiniões, mas rapidamente a professora colocou ordem e aos poucos foram sendo eliminados os nomes menos e se não mudarem de opinião (já se sabe como são as crianças) vai ficar "Rex", talvez por influencia da seria televisiva "REX cão policia" digo eu!
Assim foi um fim de tarde diferente na vida destas crianças, a opinião e visão do seu novo animal de companhia vai sendo formada com o passar do tempo.
Quero agradecer à Margarida a possibilidade que me deu em participar na actividade da sua escola enquanto criador de aves e pessoa interessada e demonstrar que os animais (aves) são uma boa opção para o desenvolvimento das crianças, foi para mim uma satisfação. 
Obrigado.

Sem comentários: