quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Preparação da nova época de reproduçao (2012)

Tenho visto em outros blogs e sites que muitos dos colegas já vão na segunda volta (postura), crias já anilhadas , crias já empenadas e já a comer, pois eu estou no inicio das época de criação.Vou tentar mostrar como eu preparo as coisas.
No meu caso as minhas gaiolas de criação têm tabuleiros de plastico, mas o exemplo pode ser utilizado em outros sistemas parecidos.

O "Cani aves" é um produto que se pode encontrar em lojas de animais, serve para combater piolhos e ácaros das aves ornamentais e canoras, o seu preço e muito acessível. Este poste é sobre a preparação do material , porque as aves ja foram sujeitas a um pré preparação com "Noromectim por-on" .
O pó deve ser espalhado em todo o fundo do tabuleiro, local que depois com a gaveta vai ficar escuto pela acção deste.
Como se pode ver na fotografia, mesmo que o pó suba não há problema, mais vale ter mais que ser de menos.
Eu sou um pouco pela reciclagem , utilizo para forrar a gaveta do tabuleiro com jornal, vantagens: barato, prático, fácil de remover, absorvente no meu caso é quase a medida certa do tabuleiro.
Para que não haja humidades, eu utilizo o gritte dos gatos, por vários motivos mantêm as patas limpas, evitam o aparecimento de fungos e bolor nas fezes, relativamente baratos tendo em conta preço e quantidade. Não deve ser perfumado ou com outros aditivos, estes podem ser prejudiciais.

Não é necessário colocar muita quantidade, basta que cobra todo o fundo, no entanto eu coloco sempre um pouco mais debaixo dos poleiro.

Nesta altura (criação) retiro as grades do fundo, depois das todas as gaiolas limpas tenho sempre em conta a posição que vou colocar os ninhos, levando e conta o posicionamento dos poleiros vejo qual o melhor local para colocar o suporte para colocar as fibras e palhas de construção dos ninhos, gosto de os ver se for possível do lado de fora, dessa forma incomodo o mínimo as aves, assim posso recargar sempre que for necessário.

Antes de posicionar as gaiolas no local de criação, tenho mais um cuidado por se tratar de canários de porte (glosters), tosquiar as coronas de todos , esta simples operação tem muita importância na criação as penas longas dificultam a visão (as aves em caso de lutas, na alimentação das crias) , as penas longas ficam sujas durante a alimenta das crias (podem transmitir fungos, bactérias perigosas), as penas longas dificultam se estiverem sujas a respiração da ave por tapar o bico e as narinas da aves. Como se pode evitar?
Cortando com muito cuidado as penas como se pode ver nafotografia, no caso das aves serem muito emplumadas deve ser feita a tosquia também à volta da cloaca (órgão reprodutor)
Agora que tudo esta onde deve estar , as gaiolas marcadas e o casais escolhidos é esperar que tudo corra bem, na minha opinião é sempre bom ter 2 ou 3 fêmeas de reserva par não ficar "descalço" em caso de morte de alguma fêmea, na altura das posturas podem acontecer imprevisto!

Devo no entanto recordar, cada um deve adequar os procedimentos às possibilidades que tem, ao tempo disponível e aos conhecimentos que tem ... sou simples e demonstro uma maneira simplificada de ser iniciar este magnífico hobby ornitológico, claro que sei, há criadores que levam muito a séria a criação de canários ou outras aves, o seu empenho e dedicação são quase (profissional) esse usam outros métodos ...
Boa criação para todos.

Sem comentários: