sábado, 11 de fevereiro de 2012

Entre amigos com Pita de Almeida

José Pedro Pita de Almeida, 38 anos.
Criador das seguintes raças: canário Arlequim Português, canários vermelho (intenso/nevado/marfim), amarelo (intenso/nevado),branco, vermelho mosaico e pheus branco
Sócio da Associação Ornitológica de Coimbra com o n.º 202 com o STAM 460H, desde 2004, e do Clube Ornitológico de Tondela com o n.º 124, desde 2011.
Morada: Condeixa-a-Nova, Coimbra
Contacto: 966125681
email jp_pita@hotmail.com


Criado na aldeia, na dita terra da couve (Eira Pedrinha), talvez por viver no campo desde pequeno os animais estiveram sempre presentes. O ir aos ninhos, colocar costelas para apanhar pássaros e outras brincadeiras eram um modo de passar o tempo, um divertimento da altura.

Pelos meus 18 ou 19 anos adequiri o meu primeiro casal de canários vulgares numa loja em Condeixa, desde aí nunca mais parei este novo passatempo ou ocupação.

Em 2002 ou 2003, comprei os primeiros canários de raça vermelhos, amarelos, ágatas vermelho mosaico e vermelhos mosaicos, no Sr. Reis criador e possuidor de uma loja em Leiria. Em 2004 fiz-me sócio da AOC e concorri na expo da AOC na Carapinheira, em 2007 ou 2008 tendo logo obtido boas classificações.

No início tudo é difícil, muitos contratempos, dificuldades, mas quando pensamos que já sabemos tudo lá vem mais uma dificuldade que nos atira para o charco, e lá vem a parte dos amigos que nos dizem: "faz assim ou desta maneira que resulta". São sempre uma boa esperança. As pesquisas na net, também são importantes.

Hoje nas novas instalações mantenho 36 gaiolas de criação, e conto para desmame e muda/defeso com 8 voadeiras mais pequenas e 4 maiores, num total de cerca de 100 aves para a criação deste ano.

O arlequim português é a raça que mais me cativa, porque quando se junta um casal nunca se sabe o que vai dali sair, e o variegado das sua plumagem, no fim da muda é algo do mais belo que existe. Para alem disso, é a raça com mais aves pontuadas e premiadas.

Este ano vou criar com 40 casais: brancos, amarelos (nevado/intenso/marfim), vermelhos (nevado/intenso/marfim), arlequim português (par/poupa); pheo branco e vermelho mosaico.

Nunca mais parei de pontuar nas exposições em que participei, com mais ou menos aves pontuadas.Este ano foi muito bom, 4º lugar geral na expo aves da AOC, 2º lugar em Arlequim Português Par no Campeonato Nacional e para culminar um ano em grande, obtive o 3º lugar no 60º Campeonato do Mundo de Ornitologia 2012 em Alméria -Espanha em Arlequim Português Poupa.

Alimentação.
Utilizo sementes de diversas marcas, normalmente tenho o cuidado de comprar as mais limpas e as que me parecem em melhores condições e qualidade, por isso ando sempre a ver as que me mais agradam, porque sementes para canários há de muitas marcas o que varia são os itens que referi anteriormente. A papa é da Orlux e outra que me agrade.

Cuidados regulares.
Não sou muito de indicar marcas porque não gosto de influenciar ninguém, penso que o criador deve adequar um "menu" que veja ser o mais indicado para as suas ave, levando em conta os

seguinte itens: tempo disponível para cuidar, tempo para limpar e observar as sua aves, condição física , versos alimento disponível, preparação para época de criação, defeso e preparação para as exposições.

Tratamentos - Antibióticos /vitaminas etc.
Há por ai quem diga que não usa, mas depois ... sempre colocam alguma coisa, eu não tenho problemas de referir que faço uso destes sempre que vejo que podem ser a solução para um problema ou uma medida preventiva para que males maiores não aconteçam.

Probióticos: sim
Vitaminas: sim
Minerais: sim
Antibióticos: sim

Sigo um esquema de vitaminas e de preparação adaptado ás minhas necessidades, também aqui cada caso é um caso, não se deve ir em tudo o que se ouve, nem em tudo que le na net ...

Conselho ao novos.
Um principiante a criador deve iniciar as suas criações com animais de preço acessível, para poder adquirir experiência para estar preparado para voos mais altos, deve ainda fazer-se

associado de um clube ou associação, isso vai permitir-lhe conhecer novos criadores a quando das exposições, vai fazer com que aprofunde os seus conhecimento na gestão do seu plantel, visto que passara a poder contar com as suas anilhas para anilhar as suas novas aves.

Depois se gostam mesmo de aves, nunca pensem que isto de criar canários é para ficar rico!

Muitos parabéns a todos os Portugueses que participaram no Mundial, boas sorte para mais um ano de (luta) nas criações, quem sabe, é ai que estão os futuros campeões!

Como diz o amigo Ricardo Ferreira: "Criar canários é mais que uma ocupação, é uma terapia…"

Texto: Pita de Almeida , fotos :Osvaldo Sereno
Obrigado Osvaldo pela tua paciência, um abraço.

Sem comentários: