Forpus
Espécie: Forpus coelestis
Família: Psittacidae
Pode ser encontrado: Oeste do Equador e Noroeste do Peru
Habitat: florestas secas tropicais secas ou subtropicais , florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, matagal árido tropical ou subtropical.
Tamanho: + ou - 12 a 13 cm
Alimentação: Alpista, girassol, aveia, painço, niger, frutas e verduras.
Mutações: azul, cinzento e amarelo
Historia da "joaninha"
Antes deste forpus já tinha tido um outro oferecido pelo Alex (Alexandre) que vive na Tocha.
Esse teve um acidente e acabou por morrer ainda pequeno.
Então, ... .
O (BEIRÃO), ou por outra Senhor Beirão, como vem nas factura!!!
Criador desta espécie, ofereceu-me um pequeno passarinho.
Decorria o ano de 2005, era na altura uma pequena bola que tinha pouco mais que uma penugem branca, foi alimentada com uma seringa durante algum tempo.
Com o passar do tempo, foi crescendo tornando-se um forpus meigo; gosta muito de festas, gosta de tomar banho, gosta de comer açúcar do pacote e pão, não gosta muito de estar só, os barulhos dos plásticos mais rijos irritam-na.
Não se cala se alguém entra na cozinha (tipo cão de guarda), o modo de a acalmar é fazer lhe umas festinhas que tudo volta ao normal!
Já foi "ferrada" por um papagaio africano na cabeça, o que lhe provocou um rasgo na pele da cabeça (escalpe), tratada por mim com 6 pontos, alguma "Betadine" e pomada cicatrizante.
Como podem ver , correu bem.
Para experimentar o meu novo Mini estúdio portátil, recorri ao meu "modelito", como podem ver tudo esta bem, até dá para "curtir " uma de limpeza no dia da estreia.
Agora está a dormir, mas assim que se fizer dia e alguém for a cozinha, lá está a "joaninha " esperando por uma festinha!
Sem comentários:
Enviar um comentário