quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Como ser Babysitter
Criar Agapornis à mão





Quando
As crias devem ser separadas dos pais entre os 15 e os 20 dias de vida, logo que se distinga a coloração das penas, mas há quem o faça logo que nascem.

Onde
Devem colocar-se as jovens aves num ninho cujo fundo tenha sido forrado com aparas de madeira, panos ou outro material que lhes proporcione uma cama fofa e cómoda. Coloque-o num local pouco iluminado.

Alimento
Usar papa própria para a criação à mão, a qual deve ser embebida em água mineral ou água da torneira fervida até obter uma papa semelhante à dos bebés, cuja consistência se assemelhe à do iogurte. Deve depois ser ligeiramente aquecida em banho- -maria. Não deve ser administrada nem demasiado quente nem demasiado fria, para evitar queimaduras e facilitar a digestão.

Comer quanto e a que horas?
Alimente-os apenas durante o dia. Depois de retirada a agulha, o tubo de uma seringa é o biberão ideal. A papa deve ser colocada apenas na boca — não na garganta das pequenas aves, para que não sufoquem — e dada aos poucos. A melhor forma de avaliar se lhes está a dar a quantidade certa é saber que a digestão de cada refeição não deve exceder as cinco horas. Se ao cabo deste tempo ainda for perceptível papa no estômago da ave, é sinal de que está a abusar nas doses. O melhor é dar-lhes menos quantidade de cada vez, mas mais vezes ao dia.

De volta à gaiola
Vai perceber quando o Agarponi necessitar de mais espaço e luz, pois começará a dar muitas voltas no ninho. É chegada a hora de sair da incubadora e voltar à gaiola. No fundo desta, comece a deixar tigelas com pão, fruta, legumes e sementes, para que comece a depenicar, e um recipiente com água, para que se acostume.

À colher
Nesta altura, incentive a autonomia da ave, oferecendo-lhe a papa numa colher.

Desmame
Logo que perceba que começam a petiscar das tigelas de comida sólida, vá retirando aos poucos a papa, reduzindo as refeições dadas com a seringa. É um momento decisivo na vida das aves. Poderão perder peso, por isso, apenas retire a papa por completo quando estiver seguro de que a sua saúde e bem-estar já não dependem da papa.

Importante
— Manter o ninho limpo.
— Cada refeição deve ser preparada na hora. Não guarde os restos da refeição anterior, pois fermenta e azeda com facilidade. Pela mesma razão deve lavar-se muito bem tudo o que esteve em contacto com a papa: taças, seringas…
— Não deixar que caia papa sobre a ave. Se assim acontecer, limpar bem as penas.
— Não use sondas para alimentar as crias, podem perfurar-lhes os pulmões ou o ventre.

Envie as suas dúvidas e questões : http://www.instinto.pt/site/saude_formulario.php
A instinto conta com profissionais para o ajudarem.
Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.

Sem comentários: