quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Este é o exemplo que deveria ser seguido pelo ICN - Portugal

Ibama faz consulta e quer liberar bichos para venda e criação. VEJA A LISTA


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, publicou no início do mês para Consulta Pública a lista prévia de espécias da fauna silvestre brasileira que poderão se tornar animais de estimação legalmente. A consulta atende determinação do Art. 3º da Resolução Conama nº 394 de 6 de novembro de 2007. A relação, que gerou polêmica entre os especialistas, ficará disponível no site do Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - até o dia 6 de abril.

Terminado o prazo, o Ibama fará a análise de todo o conteúdo, para edita uma lista que atenda aos anseios da sociedade. De acordo com o superintendente do instituto no Piauí, Romildo Mafra, a campanha será intensificada no Piauí para que a população possa contribuir com a consulta, incluindo ou excluindo nomes na relação proposta. São 54 animais, sendo 51 aves e três répteis. Entre eles, várias aves comumente apreendidas no Estado, como o pintassilgo, araras, periquitos, e jandaias. Até o tucano foi inserido.


Confira a relação de animais feita pelo Ibama
LISTA DE AVES
Azulão verdadeiro, Azulão da Amazônia, Tempera-viola, Trinca-ferro verdadeiro, Pintassilgo, Graúna Papagaio verdadeiro, Papagaio do mangue, Arara canindé, Arara canga, Arara vermelha grande, Maracanã-guaçu, Jandaia-estrela, Jandaia Periquito da caatinga, Jandaia verdadeira, Periquitão-maracanã, Jandaia Jandaia de cabeça azulada, Periquito de asas amarelas, Periquito de encontro amarelo, Periquito-de-asa-azul, Periquito de asas douradas, Periquito estrela, Anacã, Maracanã-pequena, Tuim-santo, Ararajuba, Curica-verde, Caturrita Jandaia de cabeça negra, Ararinha do buriti, Marianinha-de-cabeça-amarela, Periquito de cabeça preta, Maitaca Maitaca-verde, Maitaca-roxa, Maracanã-de-colar, Maracanã, Maracanã-de-cabeça-azul, Araçuaiava, Tucano, Sabiá-laranjeira, Cardeal, Canário-da-terra, Curió, Papa-capim, Bigodinho Bicudo, Coleiro-baiano, Tico-tico.

Fonte da informação: http://www.cidadeverde.com/manchetes_txt.php?id=13515

2 comentários:

armmoreira disse...

:D ola!

Concordo que em Portugal o ICNB tem muito que aprender com o IBAMA do Brasil.

Também é verdade que o ICNB tem poucos meios humanos.

Infelizmente em Portugal a ideologia do "proibir é proteger" prevalece sobre o "integrar os criadores da aves da fauna europeia, como aliados da protecção das espécies nativas portuguesas".

Vamos confiar que no futuro nós os criadores de aves, não somos excluídos, mas incluídos na lei com regras e responsabilidades na protecção das espécies.

Parabéns ao autor deste blog pelos temas apresentados. è sempre com prazer que faço uma visita ao Birdsblog. :D

armmoreira disse...

Boa Tarde!

Estamos em Setembro de 2010, felizmente houve avanços na legislação e regulamentação da criação e detenção de aves indígenas ou autoctones portuguesas comprovadamente criadas em ambiente domestico.

O ICNB tem feito um grande esforço para fazer a transcrição da lei, pois agora todos os criadores tem de registar as suas aves e fazer o seu registo na base de dados do ICNB. Claro que isso vai ter custos pois serão cobradas taxas e será pedido responsabilidades a quem não estiver dentro da lei.
Espero que seja defenitivamente separadas as aguas entre os capturadores e os criadores. Só assim os Ornitofilis serão olhados com respeito, por aqueles que não entendem o que significa criar aves em ambiente domestico.

Cumpts ao Sr Sereno e a todos os leitores deste blog.

Armando Moreira