sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Entre Amigos com Alexandre Cruz

Criador: Alexandre Cruz
Associado da:
Associação Ornitológica de Coimbra (A.O.C.)
Clube Ornitológico de Figueira da Foz (C.O.F.F.)
Clube Ornitológico da Beira Litoral (C.O.B.L)
Associação Ornitológico de Aveiro (A.O.A)
Associação Avicultores Portugal (A.A.P.)
Morada: Tocha
Contacto: 967000103

A sua história começou já a cerca de 10 anos.


Herdou o gosto pelos passarinhos desde muito miúdo, o seu pai foi criador de canários durante os anos 60/70, tendo terminou esta actividade por volta dos anos 80, habituado a ajudar o seu pai na manutenção e limpeza das gaiolas foi tomando o gosto pela criação de canários.

Em 1998, começou a construir as suas instalações tendo assim iniciado a sua actividade como criador de canários de cor e aves exóticas, começou com 20 casais de canários de cor e 10 casais de Diamantes de Gould, desde essa altura muita coisa mudou no seu canaril, novas classes e novas cores surgiram no panorama ornitológico nacional e Internacional, como pessoa interessada em evoluir neste actividade também este criador foi adquirindo cada vez melhores linhas com vista a obter melhores canários.

Hoje cria com 100 casais de canários de cor e 15 casais de Diamantes de Gould (clássico e mutação), conta ainda com 5 voadeiras da seguinte dimensões (1mX2,5mX3m), o número máximo de casais a criar ocorreu em 2007, com 130 casais de canários, a estes números foi-me adiantando que por época consegue reproduzir entre 450/ 500 canários e 50/60 Diamantes de Gould.

Dedica-se por inteiro aos canários de cor, criando actualmente as seguintes classes: Mosaico Negro Vermelho, Castanho Vermelho Mosaico, Phaéo Vermelho Mosaico, Agata Vermelho Mosaico, Topázio Vermelho Mosaico, Brancos, Amarelo Marfim, Albinos e Vermelhos Mosaico, , já nos exóticos (Diamantes de Gould) cria: clássicos e mutação.

Durante todos estes anos a criar canário o Sr. Alexandre considera fundamental para se ter boas aves o incremento de “sangue( genes)” novo todos os anos de preferência de boas linhas, sempre que pode compra aves a outros criadores de noutros países da Europa, algumas das suas linhas já foram renovadas com “sangue (genes)” de criadores espanhóis, talvez por estes serem de mais perto de Portugal, segundo este criador este facto tem contribuído para alguns sucessos das suas aves em algumas exposições que tem participado.
Campeonato Nacional de Ornitologia-2007:
Prémios Nacional de 2007: 1º Amarelos Marfim, 1º Equipa - Amarelo Marfim, 1º Phaéos Vermelho Nevado, 3º Vermelho Intensivo, 3º Phaéos Vermelho Nevado.

A linha genética aliada ao controlo cuidado dos cruzamentos são alguns dos pontos muito importantes para si, a escolha criteriosa dos seus reprodutores (aves que este acompanha e selecciona depois das exposição) fazem com que tenha algumas linhas em que pensa vir a obter futuramente bons resultados.


De todas as classes que cria actualmente os que mais aprecia, são os Phaéos Vermelho Mosaico, segundo o criador são aves muito interessantes, cores espectaculares, a combinação dos desenhos das costas com os dois tons do castanho e vermelho dando a estes uma ilusão de junção perfeita de uma só cor, mas pondo ao mesmo tempo em evidência o desenho nas penas da aves.Alimenta as suas aves com sementes light para canários da Versele Laga, como complemento desta usa Papa Mousse húmida e seca da Chemi-vit , termina este menu ,com semente para germinar.
Antibióticos: Não, prefere a vacinação.
Probióticos: Sim.
Vitaminas: sim.
Minerais: sim.
Como outros criadores cumpre também um plano anual: pré época de criação, criação, muda e defeso.


Pedi ao “Alex” nome conhecido por que é tratado pelas pessoas mais próxima alguns conselhos para as pessoas que se queiram iniciar nesta actividade ou hobby.1º Começar por adquirir raças simples e de fácil criação, por norma mais barata.2º Escolher uma linha a criar, de preferência entre os brancos e amarelos segundo o “Alex” mais asseríveis a que não tem ainda muita experiência.3º Fazer-se sócio de um clube ou associação, permitindo assim a aquisição de anilhas oficiais de criador.4º Participar sempre que possível em exposições ornitológicas, condicionando as suas aves ao julgamento de um juiz oficial, o que lhe vai possibilitar uma aprendizagem e correcções no standard a que os mesmos devem se aproximar o mais possível.
Curiosidades:
O criador gasta:
4 sacos por mês, durante os meses de Julho e Agosto, já em Setembro e Outubro passa gastar 2 sacos nos restantes meses, 60kg de Papa seco húmida por época, tudo isto, requer 2 horas de dedicação diárias. A esta escala a criação da muito trabalho.

Para terminar, quero agradecer ao meu AMIGO - Alexandre a maneira como eu e o amigo Francisco também criador fomos recebidos em sua casa, agradecer ainda a amizade, amabilidade e disponibilidade em mostrar mais uma vez as suas instalações recentemente renovadas, e como a entrevista faz alguma secura, tivemos que tratar do caso, uns finos e umas pevides, o local foi escolhido pelo Alexandre, um cafezinho perto de sua casa, as entrevistas só correm bem quando o ambiente é verdadeiramente informal (não sei o porqué, mas as minhas são assim!)
Um abraço amigo e muito boa sorte para uma nova época que se avizinha.

3 comentários:

tiago disse...

amigo gostaria de lhe dizer que tem canarios lindos ...
e gostaria de saer como fasso para ser igual a vc um criador de bons passaros e de boa liagem!?

Firme disse...

Amigo Cruz, gostaria de lhe dár os parabens pela sua entrevista, foi bem conseguida.
Um dia quem sabe não lhe faça uma visita.!!!
bem aja.
Carlos Firme

Anónimo disse...

Boa noite , dou-lhe os parabens pelas excelentes aves que tem! Mas tenho uma dúvida .. eu posso cruzar um macho gould manto azul,peito roxo, e cabeça preta, com uma femea manto verde, peito roxo e cabeça vermelha? Desde já muito obrigado.