terça-feira, 29 de maio de 2007









DIA DE SORTE ! !

No passado fim-de-semana (25,26 e 27 de Maio) decorreu a 1ª Feira de Caça de Coimbra, a mesma realizou-se na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Durante este evento foram apresentadas várias actividades, entre elas ouve a apresentação de aves de presa. A Falcoaria Montes dos Casarões pertença de Paulo Martinho (www.localnet.pt/falcoaria) foi a responsável por esta apresentação

Durante uma dessas apresentações fugiu uma fêmea de falcão lanário (Falco biarmicus) com dois anos de idade.

Como nessa zona (arredores da cidade) existem aves de rapina em liberdade o dito falcão foi atacada por um casal de milhafres negros (Milvus migrans), ter se á assustado com estas e perdeu o norte ao seu cetreiro.

A cetraria ou falcoaria é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina.

Esta arte antiga terá nascido na Ásia Central, tendo sido introduzida na Península Ibérica pelos Visigodos no século V. Actividade que cresceu muito, para isso contribuem muitos criadores e cetreiros particulares.

A cetraria esta ligada a caça de presa a cavalo e não só, em alguns países Árabes esta actividade e levada a um ponto muito elevado na dedicação a esta arte. São criadas clínicas especializadas, centros de voo e de alto desempenho, bem como e feita uma selecção muito apurada nas criações, a parte genética não e deixada ao acaso.Estes senhores investem montantes muito consideráveis na arte de caçar com aves de rapina.

Ao comemorar 250 anos sobre a data da sua fundação, a Coudelaria de Alter tomou a seu cargo a recuperação e divulgação do património artístico e cultural da falcoaria e cetraria portuguesa.

Hoje recuperada genuinamente esta arte de caça e apresentada sob a forma de um espectáculo educativo e divertimento, num dos mais belos recantos do Norte Alentejano e outros lugares do país.

Mas vamos lá falar do falcão que se perdeu ou “ pisgou-se”.

Esta terá ficado desorientado a meio do seu voo de exibição e veio direito a cidade. Como o domingo estava chuvoso a ave depressa ficou toda ensopada tendo vindo a cair junto de uns eucaliptos na Conchada.

A meio da tarde foi encontrada por uma pessoas que vive perto.

Ao observar que a ave se encontrava em dificuldades, ficou preocupado. Tentou socorre-la mas esta por estar perdida e molhada, mostrava-se nervosa e muito agressiva para quem a queria ajudar.

Foi então que o Pedro (nome da pessoas que encontrou o falcão) se lembrou de me telefonar a pedir ajuda.

Prontifiquei-me logo a ajudar.

Rente a noite a ave chegou-me as mãos. Após um exame rápido reparei que não tinha nada partido, sofria de frio e muita fome.

Rapidamente fui buscar carne e ela não se fez rogada. Comeu até não poder mais. Repouso toda a noite, pela manha estava mais desperta e mais viva. Após nova refeição, que comeu já sem agressividade, tratei de saber a quem pertencia, visto que tinha uma anilha de identificação.

Fui então beber um café e ao ler o jornal da cidade juntei as coisas.

Rapidamente telefonei a um amigo que pertencia a organização da dita feira (Filipe) que me coutou a história do dia anterior (domingo).

Após alguns telefonemas tudo foi tratado. O resgate do falcão fez-se ao final da tarde de segunda-feira pela "DHL" (empresa de transporte rápidos). Assim iria passar a noite de transporte a dormir, o que faria naturalmente. Causando-lhe menos stress e diminuindo a necessidade de beber e comer nesse período.

Assim esta nobre ave de rapina voltar-se a juntar-se ao seu dono e AMIGO, pela manha de terça feira em pleno Alentejo.

Votos para muitos anos de vida e muitas caçadas para alegria dos cetraceiros ou falcoeiros.

Atenção: Estas aves são obrigadas a ter anilha do criador e o "cites"

Cites: Convenção de Washington, para regular a protecção de espécies da fauna e flora selvagens através do seu controlo do seu comércio, em Portugal quem tem competência para certificar é o ICN. (Instituto de Conservação da Natureza)

Osvaldo Sereno

domingo, 27 de maio de 2007

sábado, 26 de maio de 2007

Couscous

O Couscous é conectado frequentemente como sendo um prato tipicamente Marroquino, mas está incorrecto. É igualmente um prato de, Argélia, Tunísia e Líbia, pessoas de todos estes países pode reivindicar a paternidade do couscous.O termo vem das línguas de ,Berber, onde é chamado seksou. Consiste nas grões pequenas, o ingrediente principal de que é semolina.

É feito de 2 porções do semolina, da 1 porção da farinha, do sal e da água. Alguns punhados do semolina são postos sobre uma placa ou sobre a terra, depois do qual é humedecida com o saltwater. O que resulta é moldado na mão, porque a farinha é adicionada. As “grões pequenos” do couscous são separadas gradualmente.

Após ter executado este processo até que o tamanho direito das “grões” esteja conseguido, um pouco de óleo é adicionado. Então o couscous está pronto para ser usado nos pratos. As facilidades modernas permitiram o armazenamento do couscous por períodos de diversas semanas.

O couscous e utilizado em muitas receitas de culinária, de muitas formas e maneiras.

Pode ser integral ou não, também pode ser biológico ou não.

Este sofre algumas alterações para este fim (ornitologia).

Excelente complemento alimentar para aves.

Rico em: proteínas, hidratos de carbono, fósforo, ferro, magnésio e fibras.

Na altura da reprodução e desmame muitos criadores utilizam o couscous para que as aves alimentem as crias com mais facilidade e em grande quantidade. E uma boa alimentação para aves jovens.

A sua preparação pode ser feita de duas formas:

A primeira e simplesmente posto a remolhar ou demolhar. Para quem não tem muito tempo e não quer estar a levar as coisas para a cozinha o remolhado deva ser a melhor opção. Eu pessoalmente gosto de utilizar o couscous remolhado. Pois permite-me colocar vitaminas na água (fria) da sua preparação. Este produto ao absorver a água aumenta de tamanho e torna se húmido, fofo e leve.

A segunda forma de preparação é: Cozido. Torna-se mais pastoso, a sua confecção torna-se mais cuidada para não cozer demais. Mas há quem ponha só água morna. Em ambos os casos, depois de pronto pode ser adicionado a papa, fruta, sementes germinadas ou então sementes cozidas.O seu custo não é muito. Nos supers (Pingo Doce) um saco de um kilo custa 02.95 € mais ou menos.

Mas vale a pena porque da para muitas vezes. Claro para quem tem muitas aves será melhor comprar um saco de 5 kilos. Também se encontram este produto nas ervanárias. Mas atenção aos sacos integrais.

Esses não são para aqui chamados.

Boa sorte para todos.


ENTRE AMIGOS com Manuel Neto

FICHA DO CRIADOR

Nome: Manuel Neto

Clube ou Associação: (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra

Espécies que cria: Canários, Exóticos e Psitacideos

Morada: Tarelhos - Cantanhede

Contacto: 932 511 946

O sr. Neto começou a brincar aos criadores de canários a 30 Anos.

Era o tempo que ainda não se falava em associações, clubes e outras coisas que hoje são vulgares a quem anda neste mundo das aves de gaiola ou ornamentais, como lhe queiram chamar.

Mas a cerca de 10 anos este criador entrou de uma maneira mais séria na criação de aves.

Como já tinha um bom plante de canários, resolveu começar com uma coisa nova e diferente na altura, as aves exóticas (Diamantes de Gould).

Ter aves exóticas nessa altura era um risco muito grande. Pois não se sabia muito, e os casais eram muito caros. ”Mas como quem não arrisca não petisca…”, ele arriscou.

Nas suas palavras pode ver-se o entusiasmo com que fala da sua história. Não tem medo de dizer que em certa altura da sua vida ganhou dinheiro com esta actividade. Mas os tempos agora são outros e as coisas hoje estão diferente e sombrios.

Possui actualmente: canários de porte, aves exóticas e psitacideos.

Cria normalmente com: 100 Gaiolas e 3 voadeiras.

As aves que mais gosta são sem dúvida os Diamantes de Gould.

Para o sr. Neto o Diamante de Gould e uma obra-prima da Natureza.

E uma ave que lhe da uma certa “luta” no apuramento do que se pretende. Os Diamantes de Gould são de uma cores tão vivas e perfeitas que e difícil passar por um viveiro onde este se encontrem e não se apaixone por esta ave a primeira. São diferentes.

Já foi associado da (C.O.B. da A.O.F) e fez-se associado da (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra a relativamente pouco tempo.

Para o sr. Neto vale sempre a pena ser – se associado.

Pedir as anilhas para as aves que criamos, poder participar em eventos ligados aos clubes a nível regional e Nacional.

Fazer amigos e alargar os nossos conhecimentos com outros, trocar aves para variar o sangue das criações (geneticamente muito importante), falar de novos produtos, combinar unas patuscadas para assim se passam os fins de semanas (chatos) etc.

A alimentação das suas aves e constituída: sementes da “Pet Cup” profissional Exoticos; papas “Witte Molen”

Probióticos: Sim

Antibióticos: Sim

Vitaminas: Sim

Minerais: Sim

Não é muito a favor dos probióticos. Porque as aves criam uma habituação aos mesmos com muita facilidade.

Todos os outros respeitam um esquema de pré cria, cria e defeso.

Fazer desparatizações sempre duas vezes por ano, sempre que se compra uma ave novo, mantela em quarentena afastada das demais para evitar problemas no casa da ave trazer alguma afecção.

Diz este criador a quem quer começar. Não é bem um conselho. Talvez uma constatação de 30 anos dedicado aos seus “ amiguinhos”.

Amor, carinho, paciência e muita dedicação as suas aves. Ser humilde, saber ouvir os outros e cultivar a amizade sempre tal seja possível.

Estas são pequenas dicas para os amantes e criadores de aves.





Sr. Manuel Neto

Obrigado pela amabilidade e simpatia com que me recebeu.

" Bom licor de café ..."

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sementes cozidas

As sementes cozidas são uma forma mais eficiente e rápida de se ter sementes sempre disponíveis para dar aos nossos pássaros.

São por norma sementes de germinar, só que são cozidas.

As sementes cozidas são mais moles, não correm tantos riscos de apanhar fungos e outras coisas inerentes a germinação ao ar livre e as aves adoram, já sem falar nas que têm filhotes para alimentar.

Muitas vezes as fêmeas ficam a espera que o criador coloque as sementes para poderem alimentar as jovens crias, saltitam de um poleiro para o outro como quem diz “ estou a espera”.

Modo de preparação:

Coloca-se uma panela relativamente pequena ou mesmo uma cafeteira ao lume com água. Quando esta estiver a começar a ferver introduzimos as sementes lá dentro.

Agora e só esperar que coza uns 8 a 10 minutos.

Retira-se do fogo e deixa-se arrefecer, escorre – se bem as sementes e colocam-se num recipiente de plástico, na parte do fundo do frigorifico perto das saladas (aberto se for possível). Assim sempre que vamos dar comida aos nossos pássaros não temos que estar sempre a cozer as sementes. Retiramos só o que calculamos que vamos gastar.

Este método é muito mais cómodo e rápido que as sementes germinadas.

Como preparar: Retiramos a porção que pretendemos utilizar do frigorifico e deixamos a temperatura ambiente durante alguns minutos, depois podem ser misturadas com couscous, com rebentos de brócolos, espinafres previamente cortados (miudinho), com para para criação esta mistura deve ficar húmida e solta.

Também podemos adicionar a esta mistura alguns medicamentos. Neste caso devemos adicionar uma pitada de açúcar de modo a disfarçar o sabor amargo que alguns medicamentos têm.

Comecei a dar este tipo de alimentação as minhas aves e foi ver as crias a crescer de dia para dia.

Mesmo que não estejam de acordo comigo experimentem uma ou duas vezes, pois as aves se não estiverem habituadas a este tipo de alimentação são capazes de estranhar.

As sementes cozidas são uma grande ajuda para o desmame das crias.

Como os bicos ainda não estão treinados a descascar sementes mais resistentes esta são muito fáceis de descascar, fazendo assim com que as aves pequenas se habituem depois a descascar as sementes mais rijas. Também torna as sementes menos gordas o que alivia o fígado das aves.

Pode ser dado também quando temos aves gulosas que estejam viciadas em sementes pretas.

Eu tenho me dado bem com este método espero que alguns experimentem. Como a ornitologia não e nenhuma ciência exacta eu também aprendi com outros criadores.

Boa sorte.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Carduelis carduelis (Pintassilgo)

Aves comuns em quase toda a Europa, Ásia Central e Oriental, África Setentrional.

Porte: 12 a 17 centímetros, dependendo do local onde vive.

Diferenças no dimorfismo sexual: O bico do macho e ligeiramente diferente do que o da fêmea, também em alguns exemplares o vermelho ou alaranjado da cabeça e maior, em muitos casos os criadores e pessoas do campo reconhecem as diferenças entre ambos a olho nu, o vermelho nos machos passar para traz do olho em quanto nas fêmeas isso não acontece, outra maneira de os diferenciar e, a tonalidade da parte do (ombro) é mais negra nos machos enquanto as fêmeas apresentam uma tonalidade mais castanho claro.

Comportamento: Os Carduelis carduelis (Pintassilgos) são por norma aves sociáveis em viveiros grandes e espaçosos com outro tipo de aves, já em viveiros pequenos de criação o mesmo pode não acontecer.

Muitas vezes torna-se manipulador em relação aos comedouros competindo seriamente pelos mesmos. Há histórias de pintassilgos que impossibilitam as outras aves de se alimentar o que provoca uma morte aos outros em poucos dias por fome. Esta situação pode acontecer quando temos 2 aves num viveiro pequeno e só com um comedouro. Solução colocar mais que um comedouro e o mais afastados possível um do outro.

Ambiente: Esta ave de pequeno porte aguenta bem as variações de temperatura do nosso País, exigem pouco, um abrigo coberto e resguardado do vento frio que por norma se faz sentir nas noites frias de Inverno.

Alimentação: E uma ave granívora que tem como alimentação diária mais de uma dezena de sementes diferentes, como ave do campo é comum vê-lo empoleirado nos girassóis, nas nabiças, nos cardus enfim um pouco por todo o campo.Também gostas de insectos. O seu bico fino e uma arma fatal para os pulgões das plantas, limpado tudo o que poder.

Em cativeiro deve dar-se a comida dos canários, mas esta alimentação deve ser complementada com sementes de saúde, indispensável o grite, este deve estar sempre a sua disposição. As papas de ovo com níger e bocadinhos de bolacha,fruta são umas guloseimas que também aprecia.

Uma das causas da sua morte em cativeiro é uma má alimentação o que lhe provoca problemas no aparelho digestivo e no fígado.

A doença da (faca) e talvez a principal causa de morte desta ave em cativeiro.

Criação: Em viveiros pequenos não e fácil apesar de haver quem consiga bons resultados. Em viveiros ao ar livre a sua manutenção e criação torna-se muito mais fácil.

Na Natureza: O ninho e feito em (coníferas) ou em arbustos densos, mas também podem escolher para criação árvores de fruto.

Por norma tem uma postura média de três a seis ovos de uma cor azulado claro pintalgado de pequenas manchas acastanhadas. Na altura da criação e frequente ve-los a alimentar-se de verduras tais como (dente-de-leão, bolsa-de-pastor, morrião-dos-passarinhos, leitugas etc).

Após um choco de 13 a 15 dias nascem os filhotes. Estes crescem rapidamente, ficando cobertos de uma plumagem castanho claro, isto poderá levar três a quatro semanas.

Os filhotes só adquirem as cores dos progenitores depois da primeira muda das penas.

E frequente os pais voltarem a criar outra prole semanas depois dos primeiros filhotes abandonarem o ninho.

O Carduelis carduelis (pintassilgo) e sem dúvida uma ave bonita, excelente e melodioso cantor, ave irrequieta.

Atenção: Estas aves são proibida de se criar e híbridar ou manter em cativeiro degundo as leis de Portugal. Já em algumas regiões da vizinha Espanha, a sua manutenção, criação e captura e legal, mediante uma autorização especial (CITES).

O Pintassilgo Europeu por ser tão bonito, bom cantor, versátil é criado por muitos criadores de vários países Europeus (Itália, Espanha entre outros) bem como Sul-Americanos (Brasil).

A investigação feita durante anos por estes criadores fez com que actualmente haja

um numero muito interessante de mutações com muito boa qualidade. tenho visto fotos de híbridos espectaculares. Todas estas aves são criados em países em que a lei dos mesmos o permite, não esquecer. Também a COM (Confederação Ornitológica Mundial) reconhece estas aves desde que devidamente anilhadas com anilhas oficiais do criador, tanto os híbridos, as mutações bem como as aves (selvagens) podem ser julgados no Campeonato Mundial de Ornitologia.

Foto voto (em baixo)

Comente e vote na sua foto preferida.A melhor foto ficará destacada no próximo Mês.
No dia quinze será mudado as fotos do " foto voto "

Vencedora - Foto voto

domingo, 13 de maio de 2007

Incubação e nascimento

Após uma incubação (choco) que pode ir de 10 – 12 dias, no limite 16 dias nascem os filhotes.

Isto dependendo das espécies que não põe todos os dias (periquitos).

As aves pressentem os embriões dentro do ovo.

Na altura da eclosão as fêmeas podem ser agressivas para os machos bem como para outras aves que estejam no mesmo viveiro, ao pressentirem os filhotes a romper a casca do ovo as fêmeas ficam mais apegadas ao ninho, assim coordenam e controlam toda a operação do nascimento da sua nova prole.

Durante este processo e comum ver as fêmeas comer as cascas dos ovos nascidos, este são ricos em cálcio e as fêmeas sabem disso.

A incubação (choco) está condicionada pela temperatura e humidade do local.

Estes parâmetros podem muitas vezes condicionar o choco e nascimento das crias.Dias muito secos e com falta de humidade fazem com que a casca do ovo fique muito dura o que é uma dificuldade extra para a cria poder parti-la e libertar-se .

Volto a lembrar que o tempo de incubação e eclosão não é sempre igual para todas as aves. Varia muitas vezes de espécie para espécie.

Já o nascimento fora do tempo influencia o vigor físico das crias, em muitos casos resulta na morte das mesmas. A competição pelo alimento entre os irmãos é uma das causas.

Para evitar este tipo de problema muitos criadores optam por colocar ovos de plástico em substituição dos ovos verdadeiros. Pode encontrar este tipo de produto nas casas de produtos para animais. Estes ovos podem ser brancos, esverdeados ou azulados consoante a preferência do criador.

Como se faz: Sempre que a fêmea puser um ovo esse mesmo ovo é lhe retirado e substituído por o ovo de plástico, esta operação será feita até que a fêmea ponha o ultimo ovo. Finda a postura, os ovos plásticos são retirados e colocados os verdadeiros.

Assim o choco começa para todo os ovos ao mesmo tempo. A eclosão ocorrera toda de uma vez só e no mesmo dia.

Os ovos(verdadeiros ) retirados devem ser colocados em local fresco e seco, os mesmos deves ser colocados de modo que se possam rodar todos os dias. O rodar vai evitar que a gema do ovo se cole a casca. Se estivermos atentos as fêmeas fazem isto aos ovos no ninho.

Na Natureza as aves cordenam as coisas de modo a que os nascimentos sejam todos no mesmo dia.

São vários os factores que contribuem para que tal aconteça.

O perigos de predação, o período de luz para as aves obterem alimentos ser maior, em muitas espécies a possibilidade de criar outra prole no mesmo ano entre outros.