sábado, 22 de dezembro de 2007

VOO


"O voo das aves é um dos fenómenos mais marcantes do reino animal. Apesar de outros animais como os insectos e os morcegos voarem com eficiência, nenhum deles chega a alcançar a complexidade e variedade dos mecanismos de voo das aves."


"Quando uma ave move uma asa para baixo, produz um impulso para frente das plumas de voo; este impulso gera ascensão, graças a forma aerodinâmica das asas que força o ar de baixo para cima. Quando a ave encontra-se em voo, ela pode variar a quantidade de impulso e elevação mudando a forma e tamanho da asa para aumentar ou diminuir o impulso e elevação de acordo com a direcção e a necessidade do voo. "


"A diversidade de mecanismos de voo das aves é assombrosa. Algumas aves de movimento lento tais como as garças moverão suas asas só duas vezes por segundo, enquanto que os colibris podem bater até 80 vezes por segundo. Existem várias diferenças entre as aves que reflectem esta diversidade – o tipo de musculatura das asas, o tamanho do coração e a velocidade como respiram, tudo isso depende das características do voo. O tamanho e forma da asa são especialmente importantes, e a proporção de aspecto é particularmente crucial. "


Texto: Fonte - Animalplanetbrasil, fotografia: Osvaldo Sereno
http://www.animalplanetbrasil.com/

Sem comentários: