quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Entre amigos com Ricardo Travassos

Ricardo Travassos
STAM 670G
Associação Ornitológica de Coimbra, sócio n.º124
Clube ornitológico da Figueira da Foz
Espécies que crio: exóticos australianos e alguns africanos
Morada: Chãs de Baixo, Carapinheira, Montemor-o-Velho
Contacto: 965032678

Comecei a ter aves por volta dos meus 8 anos, 2 bicos de lacre e depois um casal de periquitos. Foi passado alguns anos que vi um D.Mandarim e fiquei logo apaixonado por tão sociável e alegre ave. Comecei por um pequeno viveiro e comecei a criar mandarins tendo depois acrescentado rolas diamante, pardais de Java e outros. Desde à 10 anos para cá comecei a tomar mais atenção as aves que existiam e adquiri alguns exóticos africanos a preços irrisórios e que hoje são comercializados a preços proibitivos, face carmesim, amarantes, peitos laranja, faces laranja e bengalins da índia, que foram morrendo de velhice ao longo dos anos …
Em 2000 apanhei o vício dos D. Gould, pudera…. É uma ave muito bonita e calma e com uma variedade de cor impressionante e uma genética que é uma constante surpresa até se criarem exemplares puros. Desde então tenho adquirido diversas aves e conhecido muita gente. Não foi fácil e apanhei muita desilusão mas tudo faz parte do processo de aprendizagem no mundo da criação das aves, não havendo livro ou ninguém que saiba tudo.
Após vários anos aproveitei uma pequena divisão que transformei a meu jeito e que dispõe de 45 gaiolas de criação individuais feitas por mim e com várias medidas e 5 voadoras interiores e uma no exterior onde crio várias espécies: Diamantes australianos: Gould, Mandarim, Estrela, Bichenov, Papagaio, Kitlitz , Sparrow e Bengalins, e africanos : bicos de chumbo e “pytilia hypogrammica”.
Este ano foi de longe o meu melhor ano de criação pelo que anilhei cerca de 250 aves.
Probióticos: Sim
Antibióticos: Sim
Vitaminas: Sim
Minerais: Sim
Dou às minhas aves Probióticos, vitaminas, suplementos e várias marcas de papas de ovo, frutas, insectívoras, fazendo eu uma mistura sempre de proporções variadas, para eles nunca se fartarem da mesma, quem gosta de comer sempre arroz…??? Grit, casca de choco, carvão vegetal, espigas de painço. Desparasitação e tratamento com antibiótico quando estritamente necessário.
Aconselho a quem quiser comprar aves a faze-lo ao criador ou a lojas de confiança pois no mundo das aves como em tudo compra-se muitas vezes “gato por lebre” e para poupar meia dúzia de euros de diferença compram-se aves de qualidade duvidosa e inferior que nos irão trazer dissabores e desilusões. Uma ave anilhada e de criador é quase sempre garantia de qualidade e satisfação. Fazer parte de uma associação é fundamental.
Boas criações e “mimem” as vossas aves.


Texto:Ricardo Travassos
Fotos:Osvaldo Sereno
Obrigado, Ricardo pela colaboração, no Blog.

Sem comentários: