sexta-feira, 22 de abril de 2016

A lata de feijão frade que ficou comedouro para aves!

Alimentador barato e fácil de fazer!
Reciclar , reutilizar ,reduzir a pegada poluidora ... transformar uma lata de conserva (feijão, grão, ananás, pêssego) em algo útil para outros instruiremos (as aves) !



En casa temos quase os materiais , um cabider , uma lata de feijão frande , um bocado tde tábua, alguns parafusos e um lapís . Material de trabalho: serra tico-tico,berbequim, martelo, chave de fendas, alicate , fita métrica e  esquadro licha de madeira, 



retirar a frente e o fundo das latas , bater com o martelo nas pontas da lata cortada de modo a esbatelas o mais possivel , para evitar cortes nas mão e depois nas aves. Dividir um dos bocados retirados ao meio, para fazer doois moldes iguais em madeira, que poosteriomnte seram para fazer uma "taça" para colocar a comida das aves.


Deve fixar a madeira à lata como vê na fotografia, 


Depois dos dois bocados de madeiras aplicados à lata , corte dois bocados de madeira um deve ficar mais curto como esta a ver na fto para que o telhado fique com a mesma medida.
Na lateral que une as duas partes do telhado deve colocar um pouco de cola "silicolna" para que revista a madeira da entrada da água.Fixe o telhado à lata com 4 parafusos.
Agora corte o arame com o alicate e dobre as pontas para dentro como esta na foto, fazendo um triângulo ou uma meia lua.

 Bom uma broca do diametro do lapís fure a madeira para permitir que o lapís entre de um modo apretada.


 Esta feito.
Para ficar melhor , se desejar pinte a parte de fora da lata de castanho e a madeira, deixe secar , tem duas finalidades, uma tornar o alimentador resistente ao tempo , segundo, torna-lo um objecto menos extranho às aves.Pode decoral com bocados de musgo seco enm fim a criatividade de cada um mandará no resultado final ;).

2 comentários:

sara disse...

Ola

 Gostaria de saber uma informacao acerca das caturras recem nascidas.  

Meu casal de caturras não deu alimento aos seus bebes  . Dicidi criar a mão os seus bebés para não acabarem por morrer.

Tomei conhecimentos na net.  Comprei papa apropriada.  

E estou a dar.  

Mas tenho uma duvida. 

Na net diz para dar 2 em duas horas alimento 1 a 2 ml

  Mas tenho deixar que o papo deles esvaziem por completo? ? Ou vou dando semprea papinha a essas horas e vai enchendo sempre o papo? 

E que o papo demora muitas horas a esvaziar se for por completo.  Digo eu.

Gostaria que me ajudasse.  Não queria que eles morressem.

Birdsblog disse...

Olá !
Muito boa noite, a papa deve ser dada de preferencia morna ou tépida, depois deve deixar que o papo fique vazio.a papa deve ser quase liquida. A melhor maneira é dar com uma seringa com uma ponta de borracha (essa borracha depois é engolida com facilidade pelas crias e a papa vai directa para a papa). As crias devem estar o mais limpas possivel por causa do fungos.Se poder veja no facebook do sr. Jorge Batista (papadóvo) um dos maiores criadores de aves de bico curvo de portugal onde da bem para ver como se deve fazer o maneio das aves.
Espero que tudo corra bem com os seus passarinhos.