sexta-feira, 10 de julho de 2015

Nova-especie-de-ave-descoberta-no-sul-ja-esta-ameacada-de-extincao

RIO - Quase dois séculos depois de ser descoberta, no Sul do Brasil, a patativa-verdadeira (Sporophila plumbea) ganha uma “parente”. Pesquisadores da PUC-RS descobriram a patativa-tropeira (Sporophila beltoni), que era confundida com a outra espécie.
— A patativa-tropeira é um pouco maior do que a verdadeira (que tem cerca de 10 centímetros de comprimento) — destaca Márcio Repenning, biólogo e pesquisador do Laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências da PUC-RS, um dos responsáveis pela análise da tropeira, iniciada há oito anos. — A cor do bico, o canto e a plumagem também são diversificados.
A maior diferença, no entanto, é o habitat. A patativa-verdadeira é uma espécie típica do Cerrado. A tropeira, por sua vez, passa o período de reprodução, de novembro a março,NOS campos de altitude associados a florestas com araucárias no Sul do país. No inverno, com o frio e a redução na disponibilidade de alimentos, como as sementes e pequenas aranhas e cupins, a ave migra para o Cerrado.
Enquanto a patativa-verdadeira é numerosa, a nova espécie já figura na lista das ameaçadas de extinção. O principal motivo é a pressão urbana sobre a área em que se reproduz. Com o avanço desordenado de culturas agrícolas, o barramento de rios para geração de energia e o plantio de espécies exóticas, apenas 3% da coberturaORIGINAL das florestas com araucárias estão preservados.
— A tropeira precisa de áreas específicas para se reproduzir, que invariavelmente estão próximas a matas ciliares dos campos com araucárias — ressalta Repennin. — Por isso é necessário conservar esse ecossistema tão ameaçado.
De acordo com técnicas de geoprocessamento, o biólogo estima que existem apenas 4,5 mil casais de patativas-tropeiras na natureza, um número considerado muito baixo. Ele defende a criação de unidades de conservação nas áreas habitadas pela ave.
O estudo, realizado com apoio da Fundação Grupo Boticário, foi publicado na revista “The Auk – American Ornithologists’ Union”.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/nova-especie-de-ave-descoberta-no-sul-ja-esta-ameacada-de-extincao-13437652.html#ixzz3fX4BvFZS

Sem comentários: