sábado, 30 de maio de 2015

Câmara de Albufeira instala ninhos de aves para controlar lagarta do pinheiro

Autarquia quer atrair chapins, uma ave que se alimenta da processionária ou lagarta do pinheiro, um insecto que pode causar problemas de saúde graves.

A Câmara de Albufeira está a instalar ninhos em jardins públicos e escolas para tentar atrair chapins, pássaros que se alimentam da lagarta do pinheiro, uma forma biológica de controlar a proliferação da processionária.
Segundo o vice-presidente da autarquia, José Carlos Rolo, a processionária (conhecida como lagarta do pinheiro) é uma ameaça para a saúde pública devido à acção urticante dos seus pêlos, que podem provocar reacções alérgicas na pele, nos olhos e no aparelho respiratório.
Os ninhos artificiais para atrair os chapins começaram a ser instalados em novembro nos pinheiros de algumas escolas e jardins públicos de Albufeira, mas a autarquia espera, numa primeira fase, instalar cerca de 40 ninhos, a fim de se evitar o abate dos pinheiros.
"É um processo longo, em que temos de ser muito pacientes", admitiu aquele responsável, sublinhando que ainda não se sabe se a experiência vai ter sucesso, devendo haver resultados mais concretos durante a Primavera, que é também a época em que surgem as lagartas.
Uma das ideias da autarquia é que, nas escolas, o projecto conte também com a participação dos alunos, convidados a registar num caderno as movimentações das aves, embora esteja também a ser equacionada a instalação de câmaras de microfilmagem para monitorizar a situação.
A processionária é um insecto desfolhador dos pinheiros e cedros que pode, em determinados estádios do seu desenvolvimento, provocar danos nas árvores e graves problemas de saúde em humanos e animais domésticos, quando se situam perto de locais habitados ou frequentados pela população.
O projecto resulta de uma parceria entre os serviços de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes e o Parque Natural da Ria Formosa. Os estabelecimentos de ensino, hoteleiros ou outros interessados em aderir ao projecto devem contactar aqueles serviços da Câmara de Albufeira.
Em 2010, a Câmara do Seixal desenvolveu um projecto semelhante para controlar a proliferação da lagarta-do-pinheiro de forma natural, incentivando a instalação de chapins nos espaços verdes do concelho.

Mais sobre o assunto:

Peça ajuda aos chapins no combate da lagarta do pinheiro from Quercus on Vimeo.

Sem comentários: