segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"Um ninho para um passarinho" Workshop - Fundação Mata do Bussaco (F.M.B.)

Quem gosta de Natureza pode visitar na região centro de Portugal uma das mais bonitas manchas florestais Portuguesa e talvez da Europa, a Mata Nacional do Bussaco o seu Magnifico Palace Hotel do Buçaco...
A Fundação Mata do Bussaco realiza durante todo o ano várias activadas (workshops) ligado a Mata , tais como: orientação na mata, observação de morcegos, construção de ninhos,  colocação de ninhos, fotografia na mata entre outras actividades ... quem desejar saber mais informações, deverá entrar no seu site oficial da Fundação Mata do Bussaco (FMB) em: http://www.fmb.pt/index.php/pt/, no Facebook em: https://www.facebook.com/FundacaoMataDoBucaco?ref=ts&fref=ts&__req=f  ou visitando a sua "LOJA DA MATA" junto ao Palace  Hotel.


A Fundação Mata do Bussaco realizou este domingo uma oficina didáctica a pessoas individuais e famílias  que gostam de uma tarde diferente ligada à Natureza. Com um custo de 10 euros (custo do ninho) para adultos e gratuitos para as crianças mediante inscrição previa.
Aspectos técnicos e conselhos úteis para os frequentadores deste  workshop.


Este foi o objectivo deste workshop! Não me foi possível saber para que espécie de ave é esta nova casa (ninho), porque, cada casinha tem um buraco diferente, esse, deve ter um diâmetro adequado a diferentes aves silvestres.
Segundo informações retiradas do Diário de Coimbra a Fundação Mata do Bussaco pretende com este evento  "sensibilizar os participantes para a protecção da biodiversidade" com gestos simples como a construção de uma simples casinha (ninho) para um passarinho.
Workshop orientado por Lídia Dias, pessoa simpática que se mostrou bem informada tanto na construção como depois durante a visita guiada à mata para visualizar ninhos já colocados,  dar a conhecer algumas espécies arbóreas e outros pontos de interesse cultural.
Com os mais pequenos a serem os mais impacientes na construção dos ninhos, havia que meter as mão no trabalho!
Apresentação dos materiais, madeiras, pregos, martelos, borracha e agrafados.

Devemos iniciar pregando o fundo e uma das laterais, sempre com muito cuidado com os dedos e os olhos ...
 Depois a outra lateral ...




 Agora pregamos a parte de traz e depois a parte da frente,  atenção para que os cantos fiquem bem unidos ...
 No fim, agrafamos a borracha à tampa e a parte de traz do ninhos, cuidado redobrado nesta parte,  NUNCA virar o agrafador para os demais nem para o rosto para ver se esta a trabalhar ...
 Visita à mata e descoberta de outros ninhos ... foto final do workshop com todos!

Conselhos e cuidados  ...
 Junto ao Hotel pode encontrar uma loja com artigos vários onde se podem comprar algumas recordações/lembranças/prendas entre as quais, ninhos já montados e por montar ... para colocar numa árvore perto de sua casa no seu jardim ou aproveitar para levar para a escola, depois de falar com o professor mostrar aos colegas e contar a sua pequenina historia de montar um ninho para os passarinhos!

Outros artigos já abordados pelo "Birdsblog" onde a montagem de ninhos e alimentadores e sementes para aves silvestres se encontram em destaque.
 http://bloggerbirds.blogspot.pt/2010/03/bricolage-em-familia.html

Foi uma tarde bem passada, onde o velho ditado se aplica na perfeição "todos os dias se aprende alguma coisa"!

Sem comentários: