quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Diferenças básicas do julgamento do Gloster entre o G.C.P./I.G.B.A. e a C.D.-C.O.M./C.E.-O.M.J.

Método julgamento por “Comparação” utilizado pelos juízes do Gloster Clube de Portugal - ( G.C.P.) / International Gloster Breeders Association - (I.G.B.A.)

1º - divisão em duas classes – machos e fêmeas separadas por classe mas, há classes que participam juntas ... (canelas e azuis)... e por idade, novos (noviços) e velhos.

2º - do lote a concurso são escolhidas sete aves no final, estas, são colocadas por ordem decrescente, do primeiro para o sétimo, logo o vencedor total é o primeiro.

3º – os canários são colocados uns ao lado dos outros, com o a fim de serem comparados segundo a sua a forma e Standard.

4º – são escolhidos: o melhor gloster, melhor corona, melhor consort, melhor variégado, melhor três partes escuras, melhor intensivo, melhor branco, melhor canela e melhor grizzle, este por norma fazem parte da tribuna de honra da exposição.Consort.

5º – no final, se for um juiz ou mais que um juiz, este(s) deve(m) escolher: o Best in Show e o Best oposto, ex. se o best in show for um gloster corona o oposto será consort e vir- se versa.

6º – o julgamento pode ser assistido pelos criadores (em silencio) podendo este tirar notas sobre as aves julgadas, no fim do julgamento da exposição é possível consultar o (s) juiz (es) e fazer as perguntas necessárias que acharem pertinentes. Ex: critérios e métodos utilizados na eliminação desta ou aquela ave, podendo a convença ir para além do julgamento, até porque também os juízes são criadores desta classe, o (s) juiz (es) só vai (vão) embora quando o evento termina.

7º – as gaiolas do G.C.P., são especificas para estes julgamentos, tendo cada criador que trazer as suas próprias gaiolas.

8º - as anilha do I.G.B.A. podem ser abertas ou fechadas: as abertas,podendo ser colocadas na aves em qualquer altura e idade, já as fechadas, devem ser colocadas nos primeiros dias de vida da aves. Isto passa-se no UK, não em Portugal. O G.C.P. é filiado na F.O.N.P., e respeita as normas pelo menos de anilhagem ...
Diferenças nas gaiolas: cor,forma, profundidade, colocação dos poleiros e rede no funda, mais recentes as gaiolas de cartão (C.O.M), algumas têm a entrada da aves à frente, pois as antigas de plático e entrada era pela lateral.

Método de julgamento por pontos utilizado pelos juízes da C.D. - Confédératios Ornitológique Mondiale (C.O.M.)/ C.E. - Organizatios Mondiale Juge (O.M.J.).

1º - concorrem machos e fêmeas, lado a lado.

2º - só há três vencedores por cada classe, sendo atribuída a pontuação máxima ao gloster mais pontuado, sendo os outros dois lugares, sempre de pontuação menor, não devendo o terceiro por norma ter menos de 89 pontos.
3º – não há vencedor do melhor gloster (best in show) sendo os vencedores classificados pelas pontuações máximas obtidas por cada classe.

4º - os criadores não podem assistir ao julgamentos, só os membros da organização e respectivo staf deve estar presente, estado o assistente à mesa de julgamento em frete da mesma (por norma)
5º – as aves são avaliadas segundo standards, este divide-se por sua vez em 8 parâmetros: poupa ou cabeça corona-consort, corpo, plumagem, tamanho, posição, condição, cauda e patas e coxas, a cada um deste itens é dado uma pontuação que vai de 5 pontos a 20 pontos, sendo a pontuação máxima de 100 pontos.

6º- as gaiolas para este julgamento, são brancas de plástico, sendo já em muitos casos substituídas por gaiolas de cartão branco com a mesma dimensão.
7º - as gaiolas são fornecidas pela organização do evento. Claro que isto é uma visão simples para que todos os interessados entendam melhor estas coisas dos julgamentos do GCP/COM, devo no entanto recordar que a comparação é injusta no meu ponto de vista, porque numa exposição de um dia (one day show), são avaliadas aves só de secção E e num só dia, no caso canários de porte e posição, especificamente gloster.
8º - as anilhas são sempre fechadas e devem ser colocadas nos primeiro dias de vida das crias (a anilha deve ser sempre do ano) para concurso.

O mesmo não acontece nas exposições C.O.M. , que são exposições por norma de três dias e o número de aves a julgar em exposições é muito maior, onde as aves estão mais tempo e o número de secções a avaliar é de mais ou menos cerca de 18 (canários de cor, canários de porte, exóticos , psitacídeos, fauna europeia entre outras), devem ser avaliadas se possível num só dia.

Claro, para bem da ornitologia nacional o ideal era ter vários clubes a representar o melhor possível as classes que criam, deveriam haver mais clubes específicos ex: Clube do Gloster, Clube do Arlequim Português, Clube dos Diamantes de Gould, Clube dos Agapornis etc, mas, se já somos tão poucos nos clubes e associações que há, é ser visionário demai no meu ponto de vista.

Tudo evolui com o passar do tempo e os criadores vão vendo onde estão as vantagens e desvantagens em ter clubes específicos ou em pertencer a clubes/associações generalistas, depois é só ter coragem para avançar , porque há exemplos de sucesso, muito poucos mas há!

A revista nº6 do Gloster Clube de Portugal , tráz um artigo mais pormenorizado sobre este tema onde dois reportados juízes (Sr. Jorge Quintas - Juiz CNJ; OMJ e o Sr. Rob and Ian Wright, juiz do I.G.B.A. falam de um ponto de vista mais técnico sobre o assunto.

Consulte também o site: http://www.igba.org.uk/, aqui ficará a conhecer melhor a história do I.G.B.A.

2 comentários:

armmoreira disse...

:-)) Ola Osvaldo!

Para mim este artigo está excelente!
Parabéns ;-)

Cordial abraço,

AM

Birdsblog disse...

Olá Armando Moreira!
Muito boas noites amigo, obrigado pelo comentários,como sabes para se poder falar ou escrever e também dar opiniões, devemos ver como os dois lados , foi isso que fiz; depois fio fazer uma postagem simples e fácil de se entender.
Um abração.
Vais à Avisan?