sábado, 27 de fevereiro de 2010

População faz ninhos para passaros


Este seria um bom exemplo a seguir por muitas das cidades deste nosso Portugal. Os programas do "Polís" vieram ajudar na renovação de muitos parque e jardins, mas agora falta fazer o que já se faz nos Estados Unidos e em outros países da Europa à mais de duas ou mais décadas.

Já que se fala tanto na palavra "BIO" , bio isto,bio aquilo, porque não fazer acontecer BIODIVERSIDADE dentro das cidades!

Cidade de Águeda


Seis concelhos do Norte e Sul do país estão envolvidos numa acção da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) destinada a promover a biodiversidade nos jardins urbanos, incentivando à construção de caixas-ninho.

A iniciativa, que é levada a cabo até 11 de Outubro, vai ter lugar em Águeda, no dia 5, e em Tomar (11). Realizada em parceria com as autarquias, a acção decorreu já no Parque da Cidade do Porto, em Aveiro, Albergaria-a-Velha e Viseu.

A SPEA mantém, entre as 10 e as 18h, uma banca com binóculos, telescópios e informação ambiental, e organiza um atelier de transformação de embalagens usadas em alimentadores, bebedouros e locais de abrigo para aves. «Podemos fazer uma série de equipamentos com material reciclado, mas não vamos afixá-los. Servirão para dar ideias às pessoas e às câmaras», explicou João Neves, da SPEA.

«As caixas-ninho, produzidas com material que fornecemos, é que serão mesmo instaladas nos jardins em Outubro, havendo depois um acompanhamento da sua ocupação», disse ainda, anunciando visitas guiadas na Primavera e acções de limpeza no Verão.

A iniciativa servirá também para atrair espécies como o chapim ou o pica-pau, que não se instalam facilmente nos jardins das cidades por falta de árvores antigas, com cavidades naturais. Com as caixas-ninho de madeira, é possível simular essas cavidades, de forma a garantir a permanência das aves e a sua posterior reprodução. A maior parte dos parques florestais já possui este equipamento, que escasseia nos espaços verdes municipais.

Informação retirada do site:htpp://viajar.clix/noticias.php?id=3133&lg=pt

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hermann HEINZEL em Portugal

Tudo começou desta forma, na sua aldeia, havia um menino que tinha um livro sobre pássaros, este não quis emprestar a Heinzel, não tinha o livro mas começou a pensar que também poderia ter um livro, assim este queria tanto copiar e desenhar os pássaros que via em seu redor , dessa forma acabaria por criar um estilo próprio. Esse menino pobre e humilde cresceu com o passar dos anos, hoje é um ilustrador de renome mundial, tendo já feito inúmeros trabalhos, o seu interesse por aves já o levaram a vários continentes: Europa, Norte de África, Oriente Médio, Ilhas Galapagos e América do Norte, o seu mais recente trabalho "Aves do condado do Napa", é um ino de cor e pormenor.
"Hermann Heinzel foi fascinado por aves de quase toda a sua vida. Após a II Guerra Mundial, a família de Heinzel modou-se  da Alemanha Ocidental para a Polónia , deixando quase tudo para trás. Ele ficou fascinado, e passava horas observando a vida selvagem ao redor dele, especialmente o tipo com asas e penas."
"Heinzel faz esboços múltiplos de cada tipo de ave, capturando seus movimentos e fazendo anotações sobre a cor, habitat e outros factores importantes. Se ele pode, ele vai fazer um esboço de campo, utilizando aguarela. ,... na sua casa no sul da França, ele frequentemente pega aves mortas ao longo da estrada, para que ele possa examiná-los mais de perto. Uma coisa que ele nunca faz é trabalhar a partir de uma fotografia."
"A caneta de feltro contornos, que incluem detalhes dos habitats, chegar explodido a cerca de 60 por cento, são copiadas em papel transparente e depois transferidos para papel de desenho. Cada ave é pintada separadamente, utilizando aguarelas, lavar e acrílicos. " ... "A coisa mais importante não é só pintar, mas pincéis de muito boa qualidade", explica Heinzel."

Foi para mim uma honrar encontrar este SENHOR no mundial, depois de o observar , meti conversa, onde ele me explicou que estava a desenhar os híbridos deste mundial, na sua opinião o lugar ideal para se poder encontrar aves novas.


Pesquisa feita na Internet: www.bohemian.com

Mundial Ornitologia

Aqui se podem ver alguns canários de porte, eram muitos,eram espetaculares, havia para quase todos os gostos, era quase impossível fotografar todos, mesmo assim tirei muitas fotos, nem todos estão como desejava, com pouco tempo, fiz uma opção, estamos em Portugal, fiz um pequenino apanhados dos criadores portugueses que participaram, esta pequena montagem é uma singela homenagem a todos. Gostaria no entanto de salientar alguns amigos que vi: Cláudio Carvalho,Ricardo Correia (já sem as muletas),Victor Dias,Joaquim Lopes,Joel Couto entre outros, um abraço todos eles.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Portugueses no Mundial - Matosinhos

Esta é uma pequenina homenagem aos criadores de exóticos que participaram neste Mundial, não poderiam estar presentes todos neste pequeno filme mas, ficam aqui alguns. Os meus parabéns a todos.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novo site A.O.C. - Associação Ornitológia de Coimbra

A Associação Ornitológica de Coimbra (A.O.C.) entrou este novo ano com ideias novas, o relançamento de um novo site. Manter uma informação actualizada aos seus associados é um dos seus objectivos entre outras informações úteis (pedido de anilhas, eventos entre outros).
Novo endereço : http://www.aocoimbra.com/