sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Transportadoras para aves de exposicão

Com o aproximar da época das exposições, temos necessidades de utilizar algum tipo de "gaiola" transportadora para levar as nossas melhores aves (canários ,exóticos ou psitacídeos) para as exposições.
Há basicamente dois tipos de transpostadoras, as verticais e as horizontais, estas ultimas podem ser transpostadas umas em cima das outras, fazendo desse modo um "malote" com várias transportadoras (mais utilizada por grandes criadores com muitas aves), é possível ver transportadoras verticais com dois ou mais sistemas de transporte, servem basicamente para transportar aves para as exposições.
Podem ter espaços individuais ou para mais de uma aves, o objectivo desta é: manter a(s) ave(s) em local calmo, limpo, seguro, com pouca iluminação; estas condições servem para que as aves durante a viagem (transporte) não sofram muitos estragos na

plumagem nem se sujem, pois, assim que saírem das transportadoras vão directamente para as gaiolas de exposição, onde depois de recebidas pelas organizações estas estão impossibilitadas de serem retirados para: limpezas, banhos, corte de unhas, ou outros cuidados referentes à apresentação da aves.
Serve para além do referi para evitar o stress na ave. Não esquecer, que muitas doenças mortais (doença da faca entre outras) para as aves podem ocorrer durante estes períodos, tanto na deslocação para as exposições, como depois para casa do criador ou dos novos donos.
Daí, a acomodação adequada da(s) ave(s).

É por esse motivo que, quando se compra uma ave numa boa casa de animais; a ave por norma vai onde? Vai numa caixa pequena de papel só com uns boraquinhos, espaço suficiente para a aves respirar, com muito pouca luz , evitando que a ave se debata contra tudo, fica calminha.

Existem muitos modelos e feitios, estes podem variar na forma, nas cores, nos materiais (madeira, contraplacado normal ou contraplacado-marítimo), no espaço disponível nas

transportadoras, são de certa forma um pouco a imagem do criador, dependendo de algumas opções: gosto, capacidade económica e necessidade de cada um.

Deve haver muitos outros modelos, esta é uma pequena amostra do que se pode encontrar.

Muitos deste modelos são feitos de contraplacado-marítimo, este é mais resistente à humidade e a água, já a tábua-pan e o aglomerado, são mais baratos mas, podem sair no fim caros!

O número de aves a transportar pode variar muito, se repararem nas primeiras fotos deste artigo a transportadora tem capacidade de levar 24 aves, já os modelos abaixo desta frase leva 12 aves, a seguinte só leva 8 aves, o número varia com o sentido estético e o espaço que vai ocupar no carro/carrinha ou outro.


Para que o transporte corra bem, nas exposições curtas e não muito longas, o criador deve ter em conta, a ave nesta condição deve ser privada de água, comida e luz, não deve estar neste espaço muito tempo.


Atenção, não fazer confusão com aquelas gaiolas que se vêm nas exposições com passarinhos para venda, reparem que essas têm comedouros e bebedouros são abertas o que possibilita às aves passar muito mais tempo neste espaço, muitos dos modelos podem ser adaptados.

Em muitas lojas e exposições (AVISAN) é possível adquirir a grade superior, depois em casa com um pouco de material e tempo, pode mostrar a sua ablidade e criatividade na construção da "caixa" de transporte ou transportadora.


Estes são dois modelos que se pode ver nas exposições ou nas feiras de aves.

Este artigo, pretende de alguma forma ajudar aqueles criadores e não só que ainda não sabem bem o que comprar para transportar as suas aves, ao mesmo tempo é sugestivo ao dar algumas ideias a todos aqueles que sintam á vontade para fazer os seus próprios modelos.

O meu muito obrigado ao meu grande amigão Afonso Davim, por me ter enviado as sua fotos, enriquecendo dessa forma este artigo.

1 comentário:

João MaC Santos disse...

Caro Osvalgo, gostei do Blog. Também já criei canários e exóticos, mas neste momento dedico-me mais à fotografia de Natureza, no seu ambiente- a própria Natureza. Não são só aves, mas todos os seres que nascem e vivem na Natureza. Publiquei um livro em Junho e tenho neste momento um 2º para publicar.
Para além de aves visita o meu Blog Jóias da Natureza em http://joiasdanatureza-cerveira.blogspot.com/