quarta-feira, 30 de abril de 2008

Notícias - Rádio birdsong

Para que gosta de ouvir sons de aves silvestres
BBC 4 science
Rádio que toca canto de pássaro é sucesso na Grã-Bretanha

"Ouvintes buscam o efeito calmante do canto dos pássaros pela manhã.
Uma estação de rádio digital que transmite o canto de pássaros gravado em um jardim britânico surpreendeu seus proprietários e virou sucesso na Grã-Bretanha, segundo um artigo publicado no jornal Daily Telegraph."

Fonte: Notícia retirada da inter net

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Alguns Juvenis de 2008 / canários e exóticos

Canários de Porte Gloster - corona -fundo branco
Gloster - consort - fundo branco
Gloster consort - canela
Fafe Fancy
Raça Espanhola
Raça Espanhola

Exóticos /08 Bengalin - variegado
Bengalin negro
Ps: procuro Bengalins todos brancos
Mãe - castanho negro portadora de branco
Pai - pastel
filho - cor selvegem
filhos - pastel e negro castanho
filho - negro castanho
Nota : procuro macho portador de branco de 2007

Para saber mais consulte: Bicos de Chumbo , Bengalin do Japão - Lonchura doméstica - Manon..., O que é um canário Gloster?.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

FAZ HOJE UM ANO

Na Quinta-feira, 26 de Abril de 2007, foi feita a primeira postagem deste blog.
Hoje, Sábado, 26 de Abril de 2008, dia de aniversário, quero agradecer:
aos meus amigos criadores, a todos que trocaram links comigo durante este ano possibilitando a divulgação deste blog, agradecer também a Revista Instinto o facto de colaborar com o meu blog e por fim agradecer a todos aquelas que participaram no BIRDSBLOG das diversas formas: visitando-o,votando ou simplesmente como curiosos, a colaboração de todos faz deste blog um dos mais visitados a nível Nacional.
Um bem haja a todos e saudações Ornitológicas.
O meu MUITO OBRIGADO.

sábado, 19 de abril de 2008

Priolo - S. Miguel (Açores)

NOTÍCIAS ON-LINE
Venha a S. Miguel (Açores) participar no projecto de conservação da natureza mais impressionante da Europa!
Ajude-nos a contar TODOS os indivíduos desta espécie criticamente ameaçada de extinção!
Junte-se a nós no


Fonte:http://www.spea.pt/index.php?op=noticias

DIA MUNDIAL DAS AVES MIGRATÓRIA

NOTÍCIAS ON-LINE


Dia Mundial das Aves Migratórias© WEBFoto original (1200x570)Wallpaper Postal


Marcada para o segundo sábado do mês de Maio deste ano, esta data comemora-se em todo o mundo, com actividades ligadas às aves e à sua observação.Este ano, como no ano passado, esta data fica marcada pela gripe das aves, que tem criado uma verdadeira onda de terror em alguns países. Infelizmente, as aves migratórias são as principais fontes de contaminação, o que obriga as autoridades de todo o mundo a uma monitorização permanente e a gastos avultados na prevenção, verbas que poderiam ser empregues na protecção das aves, na educação das populações e em investigação e que assim são despendidas (e bem) na protecção das populações.
Em Portugal, e durante o fim-de-semana, o dia fica marcado por várias actividades em Santo André, na Estação Ornitológica Nacional no Monte do Outeirão, com a organização a pertencer ao ICN.
Durante este sábado vai poder assistir a demonstrações de anilhagem, a uma exposição subordinada ao tema «A Lagoa de Santo André e as Aves Migradoras», e ainda a um passeio para observação de aves nas margens da lagoa.Se gosta de aves e do contacto com a Natureza, não perca.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

“Recentemente, o meu canário desenvolveu na pele...´


Saúde


“Recentemente, o meu canário desenvolveu na pele, próximo das penas da cauda, uma massa enorme, com cerca de 2,5 cm, composta por um material esbranquiçado. Será um tumor? Estará em sofrimento?”

O seu canário apresenta um quisto das penas. O quisto das penas ocorre quando uma pena em crescimento é incapaz de irromper através da pele e começa a enrolar-se sobre si própria, dentro do folículo da pena.
O quisto tem a aparência de uma massa ou inchaço na pele de tamanho variável.
À medida que a pena vai crescendo sob a pele, a massa vai aumentando de volume, acumulando um material com um aspecto semelhante ao do queijo, composto por queratina, que pode ser espremido.
Em caso de tumores de pele, que também podem ter o aspecto de uma massa, estes não são 'espremíveis'. O quisto das penas ocorre sobretudo na altura da muda anual de penas e pode surgir de forma recidivante, sempre que ocorre a muda. Os quistos das penas são comuns em várias espécies mas estão mais associados a canários, periquitos e caturras. As causas sugeridas para esta condição são uma má nutrição devido a uma dieta incompleta ou trauma envolvendo o folículo da pena. Parece existir uma predisposição genética em algumas raças de canários, uma vez que famílias inteiras são afectadas por vários quistos. Os quistos podem ser dolorosos para o animal, dependendo da sua localização. Se estiverem num local onde possam exercer compressão num nervo ou num órgão interno, podem causar danos sérios para o animal. O quisto tratado através da sua remoção cirurgica. Se o quisto for apenas aberto e removido o material do seu interior, a recidiva é comum. Mas se todo o quisto for removido, assim como a pele que o circunda, e suturado, os resultados são geralmente bons. Para prevenir os quistos das penas, e uma vez que a nutrição parece ter importância no seu aparecimento, recomenda-se, sobretudo na altura da muda, o uso de proteína de origem animal como o ovo (triturado sob a forma de papa). Também podem ser usadas proteínas de origem vegetal, aminoácidos e lecitina. Desta forma, ocorrerá um crescimento mais suave da pena. Em casos em que exista uma grande prevalência familiar de quistos, será melhor não usar esses animais para reprodução.

Fonte do artigo: Revista "INSTINTO" - Abril 2008 http://www.instinto.pt/

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Própolis - substância natural



3 exemplos de marcas que têm própolis entre muitas outras.

O própolis (substância resinosa que as abelhas usam para construir as suas colmeias), tem uma acção anti-bacteriana, anti-parasitária, óptimo cicatrizador, anti-inflamatório, previne o envelhecimento, o aparecimento de tumores e contribui para a produção de anticorpos (proteínas específicas que defendem o organismo dos alérgenos), infecções gastrointestinais e urinárias.


Composição química da própolis:
• 50% de resinas e bálsamos: ácidos urânicos, ácidos aromáticos, e outros;
• 30% de gorduras e vitaminas: ácidos gordos, óleos essenciais, vitaminas do grupo B, vitamina C, vitamina E;
• 10% de Polifenóis: flavonóides (Galangina);
• 5% de Pólen;
• 5% de Sais minerais: cálcio, cobre, ferro, bário, crômio entre outras.

Modo de usar:
3 a 4 gotas diluídas em água em bebedouro de 60 ml
• 20 gotas em cada litro de água de beber antes da primeiras posturas e preparação às incubações. A mesma dose durante 7 dias consecutivos após o nascimento dos filhotes;
• em caso de infecções graves, 30 gotas por litro de água de beber durante um período de 20 dias. É prudente neste caso intervir aos primeiros sintomas. Suspender durante 10 dias, para descanso do produto e voltar a repetir por mais 10 dias;
• em outras (posologia) doenças, algumas gotas duas vezes ao dia sobre as áreas infectada.


Conclusões:
O própolis é um produto que não pretendem substituir aos antibióticos tradicionais.
Também é uma opção de cada criador, pois, os resultados podem ser ou não satisfatórios, se o seu método lhe dá bons resultados não vale a pena altera-lo “equipe que ganha não se altera”.

Por norma pode ser encontrada à venda nas ervanárias ou lojas de produtos naturais.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Identificação Precoce dos Filhotes

Em todos estes anos de criação de canários, já ouvimos praticamente de tudo a respeito da identificação do sexo dos filhotes: desde de simples simpatias, testes esotéricos, até informações sem nenhuma comprovação científica, como por exemplo o tamanho da cabeça, posição dos olhos em relação a linha do bico, cauda mais curta na fêmea, macho ser maior, teste de 20 dias, etc, etc... Estas invenções contribuem enormemente para tumultuar a cabeça do iniciado.
Na verdade existe um método científico para esta identificação conhecido como sexagem. É feito em laboratório específico e por profissionais especializados, embora NÃO seja praticado pelos criadores de canários, porem possui 100% de acerto.


Esta identificação é necessária o quanto antes, pois ás vezes, o criador necessita vender ou trocar algum filhotes mais jovem e não pode fazê-lo sem saber seu sexo. A afirmação do sexo de um jovem canário consegue enganar, em alguns casos, até mesmo a experientes criadores, certamente com índices de erros pequenos.
Vamos dar algumas dicas para esta identificação, nenhuma delas com precisão absoluta, porém com uma margem de acerto muito grande, principalmente depois que você adquirir pratica.
Atenção: esta identificação do sexo será mais precisa se forem analisados filhotes de mesmos pais, ou de pássaros de mesma linhagem.
Nos canários lipocromicos
Brancos – não há dicas, a identificação dos machos poderá ser feita a partir do 3º mês de vida quando estes começarem a ensaiar o canto. Para se ter certeza, é necessário esperar a época próxima de estação de cria, ocasião em que os machos estão cantando alto e forte.
Branco Dominante – a única dica é que as fêmeas possuem menor marcação de amarelo nas bordas das penas das asas que os seus irmãos machos. Outra dica é que os machos podem possuir incrustações de amarelo também nos ombros e, as vezes, no uropígio. É por isto que, com certa frequência, as fêmeas conseguem vencê-los nos concursos. Veja que estamos falando geneticamente! Nada impede que um bom macho Branco Dominante seja um vencedor.
Amarelo ou Vermelho (serve tanto para Intenso quanto para Nevado) – de um modo geral, os machos possuem mais intensidade de cor que as meas, ou seja, um macho intenso normalmente tem terá cor mais forte que uma fêmea intensa.

O mesmo raciocínio se aplica para os Nevados. No caso de serem filhos de mesmos pais, o acerto é quase 100%. Algumas fêmeas intensas possuem schimell no dorso e no pescoço. Por outro lado, as fêmeas nevadas normalmente possuem mais nevadismo (são mais esbranquiçadas).
Amarelo Mosaico e Vermelho Mosaico - Estes filhotes logo que ficam empenados ( cerca de 20 dias ) deixam os iniciandos muitos aflitos, pois não apresentam nenhuma marcação de mosaico. Suas penas são formadas por uma única cor (todas amarelas ou todas vermelhas). Os sinais de que são mosaicos só começam a se evidenciar a partir dos 45 dias de vida, época em que a primeira muda se inicia. Ai é que as primeiras penas brancas começam a aparecer e suas marcações típicas passam a ser evidentes, caracterizando machos e fêmeas. Para fazer a identificação do sexo neste caso, basta fazer a comparação com o padrão, já que nesta cor eles são muito mais diferentes no fenótipo (aparência).
Observação: Todas as informações deste item 4 valem também para os exemplares Amarelo Marfim Mosaico, e de um modo geral, para qualquer canário mosaico.


Fonte: http://canariosreis.no.sapo.pt/ e publicado com a autorização do Sr. José Reis
fotos : Osvaldo Sereno.
Continua no próximo mês