terça-feira, 3 de junho de 2008

Diamante de Gould


Dar asas à cor

Ao vivo e a cores. Só assim vale a pena ver um Diamante de Gould, mais ainda se tiver a sorte de estar por perto na altura do cortejo de acasalamento, altura em que as cores do macho, mais garridas do que as da fêmea, parecem ainda mais nítidas e vibrantes, enquanto ele, de peito tufado, dança e tenta impressionar a companheira. Quanto a ela não sabemos, mas a nós fascina e muito.

Não é um cantor por aí além, sendo assumidamente graças às suas nítidas pinceladas de cor que se deve o seu sucesso junto dos amantes de aves e o facto de ser uma das mais procuradas em todo o mundo. O nome, bem como a sua vinda para a Europa desde a Austrália, seu país Natal, devem-se ao ornitólogo John Gould, ao que se sabe, numa homenagem à sua mulher, Elizabeth Gould. Lá uma preciosidade é ele, assim como as cores com as quais se veste: preto, amarelo, roxo, branco, verde e vermelho.


Mais uma e teríamos o arco-íris. Mas o principal é que os tons não se mesclem. As crias, que são bem menos exuberantes no que toca à coloração, estão aptas a deixar o ninho por volta das três semanas de vida. Até lá, estão entregues aos cuidados paternos que decorrem por turnos, o pai fica com o da noite e a mãe com o diurno. Tanto exotismo não se manifesta nos afazeres práticos do dia-a-dia.



Para manter um Diamante de Gould feliz e saudável precisa apenas de lhe facultar comida variada, preferencialmente num comedouro alto, manter-lhe água fresca nos bebedouros e na banheira — que tem fins higiénicos e de recreio —, proporcionar- lhe alguma areia, cujos grãos ajudam na digestão, e vários poleiros, pois gosta de cirandar pela gaiola. Para além disto, um pequeno capricho: gosta de ver nascer o Sol. Faça- lhe a vontade!

Fonte do artigo: Revista "INSTINTO" - http://www.instinto.pt/
Fotos: Osvaldo Sereno
Outras postagens sobre Diamantes de gould

1 comentário:

Canaril Curico disse...

Lindas as fotos!
Não é à toa que seu blog está na nossa lista de favoritos.
Um abraço do Brasil
Alexandre e Carla