sábado, 10 de maio de 2008

Notícias - Bird watching




Agricultores e ambientalistas promovem turismo de observação de aves.

A Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) vão promover serviços de turismo ornitológico (observação de aves) associados à gastronomia e património natural e cultural.

Esta área de turismo temático, baseada na observação de aves no seu meio natural, tem grande expressão no Reino Unido, Estados Unidos, Escandinávia e Suíça, mas não tem sido explorada em Portugal, pelo que a CAP e a SPEA vão celebrar quarta-feira um protocolo com vista a desenvolver esta actividade.

O projecto vai ter a duração de 13 meses e pretende cativar turistas para a observação das cerca de 300 espécies de aves que ocorrem em Portugal.

Muitas destas espécies têm uma distribuição muito restrita na Europa e no mundo, tornando-se atractivas para os visitantes estrangeiros, sublinham as duas organizações num comunicado.

O turismo ornitológico, também conhecido como "Birdwatching", vai ser desenvolvido através de uma série de acções como o levantamento da oferta "ornitológica", acções de formação para guias, um seminário sobre o tema, criação de itinerários e pacotes turísticos.

Nos EUA existem 19 milhões de "birdwatchers" e no Reino Unido cerca de 2,8 milhões. Milhares de amantes desta forma de lazer visitam países em todo o mundo para observar aves que não existem nos seus países de origem, actividade designada como turismo ornitológico.

Fonte: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=223389&visual=26
Fotos : Osvaldo Sereno

Sem comentários: