quinta-feira, 26 de julho de 2007

Entre amigos com Nuno Filipe Silva

FICHA DO CRIADOR
Nuno Filipe dos Santos Silva, 25 anos
Associação Ornotológica de Coimbra, sócio n.º283 - STAM 421J
Faço parte do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS)
Espécies que crio: Criador de exóticos

Morada: Roxo – Lorvão
Contacto: 965372741 / 912226485

A minha história com aves começa como a de quase todos; pelo facto de ser da aldeia e ter crescido no meio delas e mais tarde pelo gosto e o pela satisfação de ver pequenos seres, nascerem e desenvolverem-se dentro da nossa casa e com a nossa ajuda... Vejo isso como a paga por todo o esforço que fazemos para que se sintam bem comnosco!
Desde miúdo que cultivo o gosto pelos pássaros, no entanto os recursos e o saber não me permitiram grandes “voos”.
Com o decorrer dos anos e fui ganhando conhecimentos e fui tendo independência para poder formar o meu próprio plantel. O espaço na altura e tal como hoje não é o que realmente quero para eles mas tenho tido mesmo assim bons resultados. Possu-o cerca de 50 gaiolas de criação, e 3 voadeiras, que albergam uma centena e meia de aves.
Crio Mandarins normais e mutação, contando algumas dezenas e outros tantos, Bengalins das mais variádas mutações. Tenho alguns casais de Mandarim mutação gigante como e como consequência do ano passado, 25 Diamantes de Gould, dos quais 18 nasceram de apenas um dos dois casais com que pela primeira vez tentei criar esta espécie. (sorte de principiante...!?! quem sabe) Conto alargar este número na próxima época de criação.
Para mim,o Diamante de Gould é, desde a primeira vez que o vi em fotografias da inter-net e artigos de livros, a ave que mais atenção e interesse me desperta, pela espantosa variedade de cores e as quase infinitas combinações que nos permitem, sempre com o suspense de fazer de um pássaro de mutação normal, uma outra nunca vista!! Esta aves é sem duvida a minha ave preferida e a mutação azul é a minha favorita! Deixo o meu agradecimentos a um GRANDE AMIGO e criador, que desde o primeiro dia e sem me conhecer me abriu a sua porta e me deu ainda melhor a conhecer o funcionamento e “os truques” para se ter sucesso com os Diamantes… Sr. Zé Manuel para os todos…“Ti Zé” para mim, o meu MUITO OBRIGADO!!!
Probióticos: Sim
Antibióticos: Sim

Vitaminas: Sim
Minerais: Sim
Dou aos meus pássaros algumas vitaminas, mas tento não os sobrecarregar com produtos..faço uma filtragem das boas experiências que alguns criadores amigos vão tento com as suas aves e procuro conjugar e adaptar ás minhas, consoante a necessidade. Chemivit e Avizoon são as marcas que recomendo. A papa de ovo uso da Pet Cup e King pela sua textura e composição e pela facilidade e á vontade com que todos os pássaros a comem, muito importante também é ter sempre grite e carvão vegetal ao dispor dos pássaros. As sementes são fornecidas pela Pet Cup, linha profissional.
Deixo como concelho a todos aqueles pequenos criadores que tal como eu vão tendo as suas aves pelo gosto, que continuem e intensifiquem, mas que se associem a um clube ou federação, para que todos tenham pássaros identificados. “Um pássaro identificado tem outro valor” e é sempre mais seguro!
Um grande abraço e boas criações para todos!

Texto : Nuno Filipe S. Silva

sábado, 21 de julho de 2007

Ácaros da traqueia. Vamos a eles?

Os ácaros existem no meio ambiente, nas poeiras, nos detritos, um pouco por todo o lado, aliás é destes que eles se alimentam.
Quando as aves por qualquer motivo se cruzam com estes bichinhos, as coisas complicam-se.
O Sternostoma tracheacolum ( Ácaro da Asma–Fole-de-Canário ), Cytodites Nudus ( Ácaro dos Sacos Aéreos das Aves ), são só dois dos muitos, outros responsáveis por muitas dores de cabeça e desgostos de criadores e amadores que criam aves de gaiola ou ornamentais.
Primeiro instalam-se na boca afectando as vias aéreas. Nesta altura a ave sente-se incomodada e esfrega o bico nos poleiros e grades com vista a libertar-se destes, deixa de cantar, mas a ave come regularmente e está desperta.
Com o tempo os ácaros migram para a traqueia, o que torna a situação mais grave. A ave começa a ter irritação na traqueia e narinas manifestando um mau estar permanente por dificuldades respiratórias, dorme embolada (forma de bola) e respira com alguma dificuldade e tosse, passa a comer menos que o normal e as sua fezes começam a ser mais líquidas e esbranquiçadas.
Numa situação já muito grave os ácaros atingem os pulmões da ave contaminando todo o aparelho respiratório. Situação em que se pode já ouvir um ruído tipo assobio constante, durante o período nocturno este ruído aumenta. A ave respira com muita dificuldade e mantém o bico aberto e espirra, esfrega a zona da traqueia e parte inferior do bico nos poleiros podendo mesmo provocar pequenas peladas (falta de penas) na zona descrita. A ave alimenta-se com muita dificuldade o que provoca a debilidade da mesma, as suas defesas caem o que a torna mais débil e frágil, facilitando o aparecimento de outras doenças. Como consequência da sua debilidade fica sujeita a apanhar novas bactérias e outros fungos. Estes problemas contribuem para o agravamento do seu estado de saúde e acaba com uma morte em agonia.
Como prevenir:
Devemos manter as aves longe de correntes de ar e vento, evitar o contacto com outro tipo de aves (galinhas, pombos, aves silvestres, aves da rua), evitar as poeiras no interior do local onde mantemos as aves (em vez de varrer o chão será melhor limpa-lo com um pano húmido), evitar sobre povoamento dos viveiros, manter o local bem arejado, limpar e desinfectar os viveiros com alguma regularidade, desinfectar os ninhos e viveiros depois de cada criação (substituir o foro dos ninhos bem como toda a matéria de construção), antes da altura das criações usar anti-ácaros em pó ou outro para prevenir o seu aparecimento, sempre que possível utilizar comedouros fechados de modo a que as aves não defequem em cima das sementes( assim evitamos o alastramento da doenças) , soprar/limpar as sementes dos comedouros de modo a não acumular pó ou restos muito pequeninos, sempre que adquirir uma ave nova faça-lhe uma quarentena antes de a juntar ao seu plantel, comprar sementes o mais limas possível e por fim, estar atento aos primeiros sinais (isso poderá fazer a diferença entre a vida ou morte da(s) ave(s)).
Tratamento:
Atenção.Os ácaros provocam outras infecções em todo o sistema respiratório, que por consequência levam a debilidade de outros de outros órgãos.
Devemos ler sempre as indicações e dosagem dos produtos antes de utilizar nos tratamentos, muitos destes e outros produtos são tóxicos e quando mal utilizados podem esterilizar as aves ou mesmo matar.
Separar as aves afectadas.
Avaliar convenientemente o estado em que se encontra a ave ou aves (podendo recorrer a ajuda de um veterinário ou criador mais experiente) muito importante este passo.
Deve começar a dar logo de imediato um poli-vitamínio ( conjunto de várias vitaminas essenciais) o Zoon- Pan da ZOON , Hidrovit da Lab. Vetnil são uma boa escolha, qualidade e diversidade nas vitaminas essenciais, para ajudar a ave a combater a falta de apetite e consequente fraqueza, estas ponderam ser ministradas na água ou nas sementes/papa.
Começar o tratamento a mais rápido que se poder (não deixar progredir os ácaros), retirar nesta altura o grite. O grite contem substancias que dificultam o tratamento (minerais e carvão vegetal), usar uma mistura de semente mais rica e energéticas. Recorrer ao cous cous com sementes cozida ou sementes germinadas(ricas em ferro).
Durante o período de tratamento não se deve dar banho as aves doentes.
Há produtos que utilizam as penas como meio de propagação do mesmo (ácaros externos)Arranjar um produto que contenha na sua composição “ivermectina”.
Produtos recomendados por vários criadores.
A “ivermetina” é de uso exclusivo para aves. Usado no combate de vários tipos de ácaros, vermes carídeos e nemetódeos gasttritestinais é também muito eficaz no combate do piolho vermelho.No mercado das pet shops, veterinário e farmácias podemos encontrar alguns remédios/medicamentos para debelar este tipo de ácaros e suas consequenciais.
Das muitas coisas que li e consultei na net e não só os que vou descrever são os mais falados (fórum) bem como paginas onde as doenças das aves são abordadas.O “ ALLAX” da Jofadel, frasco de 5 ml é uma boa aposta. Pelas informações que li do produto pareceu-me bom. Atenção que eu nunca experimentei o “Allax” , estou a basear-me só no que li.Depois temos o “PULMOSAN” da Bogena, frasco de 10 ml, recomendado em muitos sites e forums para problemas de ácaros e sistema respiratório. Este, eu já experimentei e só tenho a reconhecer que é bom. Contudo tem um contra o seu preço. Mas quanto vale um bom pássaro ou o nosso pássaro preferido, para os criadores será mais fácil a sua compra, pois o produto poderá salvar muitas aves.
Logo o seu preço vale a pena.Devemos ter cuidado na sua aplicação devido a ser um produto tóxico e forte.
Também temos o “FLORAMUCIL” da FLORA, produto francês que não é para combater os ácaros, mas sim para restaurar as capacidades respiratórias da ave, utilizando só um complemento de um antibiótico respiratório. Solução de carboxymethylcysteine e de essências vegetais aromatizadas.
A Orniex têm o “CORIZPEX” que é indicado para o controle de infecções respiratórias, gastro-intestinais e outros processos infecciosos das aves.
Como conclusão deste artigo, posso afirmar que haverá muitos outros produtos de outras marcas no mercado, uns melhores outros piores, o objectivo não é comparar produtos ou medicamentos mas sim tentar ajudar as pessoas com este tipo especifica de problemas.
Este artigo têm como apoio literatura e imagens recolhidos na net.

terça-feira, 17 de julho de 2007

MOMENTOS BIRDSBLOG




Alimentação das aves

Curiosidades
Níger

O Nepal, Índia, Etiópia, Hungria e a Birma são dos principais países produtores destas sementes. Dentro de muitas sementes para aves, o níger é a semente que melhor equilíbrio tem de cálcio e fósforo.
Esta semente de cor negra, miudinha e fina (tipo bago de arroz) pode ser encontrada na maior das misturas de sementes para aves, também se pode ver nos vários tipos de papa de diversas marcas.
O níger pode ser encontrado também nas sementes de germinar.
Comprada avulso ( ao kilo) é das mais caras de entre outras.
É uma semente que é apreciada por quase todo o tipo de aves; canários, exóticos, silvestres e alguns psitacídeos.

Nabo

A semente de nabo é redonda, preta acastanhada, do tamanho da cabeça de um alfinete.
De um sabor adocicado fazendo dela uma autêntica perdição para muitas aves.
O seu uso fora das misturas convencionais deve ser condicionada. Esta semente e muito rica e em excesso causa terríveis danos ao fígado.
O nabo pode também ser fornecido cozido e depois de lavado é adicionado a outro tipo de comidas.
Ex: Papas húmidas ou cous-cous. É um óptimo alimento para as crias, os pais adoram – no.
A semente pode ser encontrada nos sacos de sentes para germinar O nabo pode ser plantado por qualquer um, num pequeno quintal ou num cantinho de uma horta.
Mas para uso industrial com vista a ornitologia só alguns países o produzem em grandes quantidades.
A sua produção vai dos EUA a Polónia passando por Canadá, Hungria e Escandinávia.
Esta semente é muito apreciada principalmente por canários e aves silvestres.

Cânhamo

Proveniente da planta da Cannabis também é conhecida pelas suas propriedades alucínogenias e curativas.
Mas estas sementes para fins ornitológicos são previamente esterilizadas.
Esta semente contem proteínas de altíssima qualidade, ao ponto de muitos criadores a utilizarem como afrodisíaco para as aves.
Quando fornecido antes da época de cria as aves atingem o vigor sexual mais rápido.
Não deve ser dado indiscriminadamente às aves, isto porque pode provocar agressividade entre aves mais sensíveis a este alimento. Após o início da postura deve mesmo ser retirado.
Não é caso virgem que os machos se tornem de tal forma agressivos que chegam a matar a própria prole para poder ter as fêmeas receptivas de novo. Em casos extremos o casal tem que ser separado para a fêmea poder chocar e criar os filhos.
As crias adoram que os pais lhes levem estas sementes, mas sempre com moderação pelas razões já escritas anteriormente.
A China, Rússia, Líbano, França, Uruguai e a Hungria são os principais produtores de cânhamo.
Pode ser encontrado e muitas de misturas para canários, exóticos, psitacídeos e aves silvestres.

Alpista

Pertence a família das plantas Gramináceas, esta semente quando bem cuidada o seu crescimento é rápido.
A alpista se encontrar as condições ideais e não for controlada pode-se tornar numa praga. Em alguns países é considerada uma erva daninha.
Esta semente está presente em quase todos os tipos de misturas de sementes para aves.
Muitos criadores quando têm uma ave demasiado gorda, por norma fazem-lhe uma dieta só de
e alpista e Colina ou Vinagre de Sidra na água de beber.
As grandes empresas que se dedicam a comercializar sementes para aves importam-nas de vários países.
Por norma compram as colheitas de vários anos para assim não dependerem de falhas de produto.
Os países que mais produzem são: EUA, Canadá, Austrália, Hungria e Marrocos.
A alpista é apreciada por: canários, exóticos, periquito, aves silvestres e outros.

Cartamo

Esta semente é do formato de girassol, mas um pouco mais pequeno e de cor branca.
O Cartamo pertence a família dos cardos parece mentira mas não é.
Podemos encontrar este tipo de semente nas misturas dos periquitos e psitacídeos maiores.
As aves de bico forte ( bicos curvos e bicos direitos) são grandes apreciadoras desta semente.
Pode ser encontrados nas boas lojas de produtos para pássaros em avulso (ao kilo) ou já misturado.
A sua produção concentra-se em países como: China, Austrália e Hungria.

continua...

quarta-feira, 11 de julho de 2007

O roubo . A má sorte das aves !!!

História incrível … .

Entre criadores é habito haver uma boa amizade e boa camaradagem o que proporciona, trocas (para variar a genética dos planteis), vendas de novas espécies isto entre os mesmos implica o conhecimento das aves em questão por parte de ambos os criadores.
Agora vou contar uma hist
ória real. É apenas um resumo.
Deste modo
, um indivíduo bem apresentado e muito bem-falante dirigiu-se a mim com o objectivo inicial de trocar algumas impressões sobre aves. Dando a notar que era criador de aves de gaiola, pelo á-vontade como falava. Segundo este não estava a ter sorte com as suas criações, este ano (2007). Mostrando um certo desalento e desanimo pela situação que passava.
Pois o objectivo de qualquer criador e ver as sua aves reproduzir. Perante estes factos.
Como amigo de ajudar os outros, resolvi mostrar as minhas aves e descrever como fazer para as coisas correrem melhor.
Durante uma troca de ideias e conselhos meus, a pessoa em questão propõe me então uma troca de aves. Como na altura tinha reprodutores meus disponíveis, disponibilizei-me a fazer-lhe uma troca para o poder ajudar.
Uma ida a casa de cada um para assim poder ver as aves, o que é hábito fazer-se nestes casos. Resolvi então trocar as ditas aves por outras do meu interesse, mas que de momento não estavam lá. Encontravam se na casa de um amigo deste senhor. Até aqui tudo normal.Entre criadores não é caso virgem pedir-se a um criador amigo ou colega que fique com determinadas aves por pouco tempo, é uma questão de reajuste do plantel.
As coisas começaram a correr mal quando reparei que havia
mentiras, promessas, mais promessas numa história dentro de outras histórias.
Até então, as coisas não iam como é prática entre criadores, como somos boas pessoas damos sempre um crédito extra aos outros.( Não deveria ser assim, mas ...)
Algum tempo depois da ida a minha casa reapareceu com vista a entregar o combinado, foi então su
gerido pelo dito indevíduo uma troca de uma ave minha. Ao qual eu mostrei muitas reticencias. Perante a sua insistência na troca ficando este desfavorecido na troca e eu vendo que seria uma boa troca para mim aceitei. Visto que já algum tempo procurar um híbrido de Pintassilgo x Canária para poder fotografar. Acabei por concordar. Para que o dito senhor não ficasse tão mal na troca resolvi oferecer outra aves na mesma troca. Simpaticamente agradeceu.
Fui nesse mesmo dia com outro colega meu e ele a sua casa para trocamos a ave em questão e voltamos as
minhas instalações para levar então o dito Canassilgo ou (Híbrido). Nessa altura o dito (criador) fez-me algumas perguntas específicas sobre determinadas aves do meu plantel que eu ali mantinha.
No fim fomos as nossas vidas.
Qual não foi o meu espanto que 2 dias depois cerca de 16 aves desaparecem dos meus viveiros. POIS É. TINHA SIDO ASSALTADO. Curiosamente o larápio (ou larapios) sabia o que queria levar.
Pois não desapareceram todas as aves, mas só algumas e só de determinadas gaiolas. Estranho, por norma os roubos desta tipologia não escolhem aves ,levam tudo o que podem.
No dia seguinte ao ro
ubo, as aves roubadas foram levadas para uma loja de animais, (isto descobri eu posteriormente). Depois de alguma acção tipo (CSI), oito dias depois descobri as aves nessa loja.
Após algumas diligências e telefonemas consegui recuperar algumas aves. Mas fiquei chocado quando reparei que as patas onde as aves tinham as anilhas tinham sido partidas e algumas mesmo amputadas para poder retirar a anilha que identifica o criador da mesma. Ainda hoje não entendo e tenho muita dificuldade para perceber tal crueldade para com as aves.
Tratei o melhor que pude as pobres aves, tendo salvo todas as que recuperai.
Passado este triste episodio, este indivíduo no dia 8 de Julho, preparava se para mais uma “história” agora com o presidente da AOC que, tal como os outros, nunca desconfiou de nada acabando por ser alertado a tempo pelos sócios lesados anteriormente. O mesmo modo operando, a mesma pessoa.
Depois de algumas averiguações, soube de histórias dignas de telenovela do dito senhor. O indivíduo que afirma vincadamente nada ter a haver com o caso, segundo este ”tudo não passa de um mal entendido …”, também afirma ser sócio da Associação Ornitológica de Coimbra sem o ser, tem por objectivo ir a casa dos sócios, ver as instalações para assim estar a vontade para os seus esquemas.
Talvez por sermos muito boas pessoas e não vermos a maldade de muitas das pessoas que se cruzam connosco, deveriamos estar mais atentos e mais alerta.
Todos podemos ser enganados.
Um vez quem não caí? Depois só cai quem quer…!
Que história, ...!

terça-feira, 3 de julho de 2007

segunda-feira, 2 de julho de 2007