sexta-feira, 27 de abril de 2007

Vinagre de maçã ou sidra

O vinagre de sidra é um produto muito fácil de encontrar, em qualquer supermercado, mercearia ou mesmo ervanária.

É um produto natural que muitas pessoas utilizam no tempero de saladas e outros alimentados.

Quanto à parte ornitológica, o vinagre de sidra, faz o mesmo efeito que a colina. Este, conte uma substancia à qual se dá o nome de “coilina”.

Já se sabe que os problemas hepáticos nas aves, muitas vezes são provocados por excesso de gordura no fígado, a alteração do pH da flora intestinal (parte que protege o estômago) causa frequentemente infecções.

Quanto as aves estão demasiado gordas, por norma costuma-se utilizar "colina" e fazer uma dieta de sementes brancas e retirar os suplementos (papas).

Quase todas as sementes têm gordura, umas mais que outras. As sementes ditas sementes pretas (cânhamo, nabo, níger, etc.) são muito ricas em (gordura). As aves mais gulosas, acabaram por dar problemas, deixam de comer a mistura que lhe damos e escolhem as pretas, por serem mais (doces).

Os primeiros sintomas visíveis são: fadiga mesmo em pequenos vôos e prostrando-se no fundo da gaiola embolados, deixam por fim de comer e assim inevitavelmente morrem.

A utilização do vinagre de sidra durante alguns períodos do ano resolver muitos dos problemas a que me referi.

O vinagre contem uma substancia “coilina” que é de grande eficácia quando ingerida pelas aves, fixa-se nas paredes musculares internas do estômago, protegendo-o, fortalecendo-o e regulariza o pH. Assim pode facilitar a digestão e eliminar gorduras.

Como se deve utilizar: uma colher de sopa cheia (10ml) por cada litro de água, duas vezes por semana.

Como curiosidade. Há criadores que juntam o vinagre de sidra na água do banho sendo que a sua acidez tem propriedades anti-sépticas. As plantas e frutos são utilizados na natureza por muitos animais selvagens como anti-séptico para evitar muitas moléstias pragas.

1 comentário:

Ricardo Ferreira disse...

Artigo bem elaborado...
Parabéns.