sexta-feira, 1 de junho de 2007

Sementes Germinadas

As sementes para germinar, são por norma constituídas por uma selecção muito cuidada.

Não vale a pena tentarmos ser auto didactas neste aspecto. Porque muitas vezes corremos o risco de não misturar bem as sementes, logo vamos deixar essa parte para quem sabe, lojas da especialidade.

Existem no mercado de produtos para aves sacos de semente para germinar altamente balanceadas e cuidadas. Claro que os preços variam com as marcas, mas a “Verselle-Laga, Aviplatas” por exemplo, têm umas misturas muito interessante em germinado.

As sementes germinadas representam um alto valor nutritivo para as crias. O germinado é sem duvida alguma o maior complemento nutritivo que podemos dar as aves na altura de cria, podendo também ser fornecido aos pais durante tudo o ano depois de tratamentos. Observações feitas na natureza ao papo das aves recém nascidas e outra já com alguns dias de vida, revelaram que um grande número de aves fornecem este tipo de alimento quase desde o dia que nascem aos filhotes. É comum ver nos campos as aves andar de volta das plantas com rebentos e sementes mais tenros.

Como prepara as sementes germinadas.

Coloca-se as sementes numa taça ou meia de senhora (licra).

Deixe de molho durante 24 a 36 horas.

Depois retire todo o excesso de água, e borrife as sementes várias vezes ao dia.

Está comprovado que as semente começam o processo de germinarção após as primeiras 24 horas.

Em poucos dias as sementes vão dobrar o seu tamanho e começar a germinar as plantinhas.

Atenção: as sementes germinadas devem ser limpas, há no mercado produtos que servem para este efeito, eu faço o com água e umas colher de vinagre de sidra, dez minutos depois passo-as sementes por água corrente entes de ser fornecidas às aves,

O germinado pode ser dado simples, misturado com papa, fruta, ruscos, couscous etc.

Podemos também utilizar o germinado misturados com as papas que falei, a fim de dar algumas vitaminas ou medicamentos, sempre que estes seja muito amargos ou de saber desagradável.

Muito importante. Devemos mudar e limpar todos os dias os recipientes onde se forenses o germinado simples ou composto. Assim evitamos o aparecimento de fungos nas sementes bem como nos comedouros.

Estes preparados devem ser feitos de modo a serem totalmente consumidos pelas aves o mais rápido possível.

1 comentário:

José Cavalheiro disse...

Boas
Cheguei ao teu blog em busca de dicas sobre sementes germinadas, e gostei do que li e vi.
Por coincidencia também voltei á canaricultura atyrvés da oferta de um casal de glosters.
Como quem não sabe é como quem não vê, tenho aprendido muito lendo e vendo assuntos relacionados com a criação de canários na blogsfera.
Vou colocar-te nos meus favoritos.
Fica bem