sexta-feira, 8 de junho de 2007

ENTRE AMIGOS com Ernesto Almeida

FICHA DO CRIADOR

Nome: Ernesto Almeida

Clube ou Associação: (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra

Espécies que cria: Canários de cor, exóticos e psitacídeos.

Morada: Bordalo – Santa Clara - Coimbra

Contacto: 239 812 832

Assim que se reformou, a cerca de 12 anos começou por comprar e criar canários.
Com o passar do tempo e com o dinheiro da venda dos seus primeiros canaritos, pensou então que poderia adquirir novas gaiolas e novos canários. A agora já conhecia e tinha um pouco de experiência podia começar com canários de boa linhagem (raça). Mais caro e certo mas com muito melhor apresentação e beleza.

Começou pelos brancos recessivos, amarelos e vermelhos nevados e intenssivos, criando ainda hoje algumas destas classes entre outras mais novas tais como: Opalas brancos e Pheus.

É associado da (A.O.C.) Associação Ornitológica de Coimbra desde 2003 data que começou a participar em várias exposições.
Ser- se sócio de uma associação ou clube tem inúmeras vantagens entre as quais: pedir as anilhas, conhecer novos criadores de outras classes de canários, participar nas exposições (podendo assim saber da valia das raças que cria), entre outras.Conta actualmente com 21 viveiros duplos, 5 voareiras e 9 viveiros de criação de psitacídeos.
Para o sr. Ernesto os canários são sem duvida as suas aves preferidas.
O seu canto melodioso, as cores fortes, o poder tentar sempre evoluir nas raças o carinho que algumas canárias demonstram para com os seu filhotes e por muitas os filhos de outras canárias (trabalhando como amas) demonstrando sempre o mesmo cuidado pelos filhos mesmos não sendo delas.
A alimentação das suas consiste em sementes: Prestige ( Premium), papas da King (Premium) e profissional(Bisko).
Probióticos: Sim

Antibióticos: Sim

Vitaminas: Sim

Minerais: Sim


Todos os produtos seguem um esquema previamente estudado e experimentado por este criador. A experiência conta muito neste campo e nestes esquemas.

Cada um vai apurando o seu método para as diversas aves que tem.
Pois os vermelhos os amarelos intensivos por norma não são muito fáceis de acertar, são os erros de um ano para o outro que nos diz onde erramos e portanto devemos corrigir.

Este criador da como conselho aos novos criadores.

Começar como ele com aves não muito caras, assim minimiza-se os custos quando se perde alguma ave e ao mesmo tempo se adquire experiência.

Gostar muito das suas aves e ter muita paciência, saber ouvir de modo a apreender técnicas e pequenos truques com os mais experientes. Ter bem presente. Saber ganhar e saber perder são duas coisas com que temos que saber lidar todos os dias.


Muito obrigado por me ter aberto as portas dos seus viveiros.
Pessoas calma ,que sabe bem o que quer e para onde quer ir...!

1 comentário:

amaral disse...

Bom dia e um bom ano de criação.
Gostava muito que me indicasse onde comprar viveiros para canários como os seus, pois comecei este ano a criar mas ainda me faltam dois viveiros.Agradecido.Meu email: www.roletinho@hotmail.com