domingo, 31 de março de 2013

A Margarida e o Zuzu estão de volta e já têm um ovo - 2013

O ano passado fomos brindados com este casal de falcões que resolveram fazer o ninho e criar as suas crias numa floreira em Lisboa, mais espectacular que isso é a noticia, voltaram e estão a criar no mesmo ninho, MUITO BOM!!
para os amigos que acompanharam esta linda historia de vida selvagem dentro de uma urbe aqui fica de novo o site para poderem acompanhar tudo on-line.



Last year we had a good news, this coupel of hawks, decided to make her nest and reproduce in a vase of flowers in Lisbon, CREATEIN returned to the same nest, spectacular, very good!
For the friends that accompanied this beautiful story of wildlife within a metropolis, can monitor everything on-line.

Watch live streaming video from Janelafalcao at livestream.com

http://www.livestream.com/Janelafalcao

sábado, 23 de março de 2013

Associação Ornitológica de Coimbra- HAVEMOS DIRECÇÂO

A Associação Ornitológica de Coimbra (A.O.C)  reuniu na Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo  em Assembleia Geral com vista a encontrar uma nova direcção, estiveram presente 25 sócio de um universo que perto de 200 associados, na minha modesta opinião muito pouco para a importância que esta Assembleia Geral representava para o futuro desta Associação.
 
Depois de reconhecer todo o trabalho que se realizou até hoje em prole da (A.O.C.) era unânime entre os presentes  que era uma "pena" se esta acabasse hoje, como não foram apresentadas listas para aprovação da mesa da assembleia , ouve um grupo de associados presentes que perante esta novo problema, decidiu formar lista para levar a um bom "porto" por mais um biénio os destinos desta associação.
 A nova direcção espera ser ajudada por todos os associados e faz um apelo a TODOS para participarem mais  nas actividades desta colectividade, salientado que esta nova direcção hoje emboçada representa TODOS OS ASSOCIADOS.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Revistas e livros -" LE MONDE DES OISEAUX "

 Mais uma das revistas que acabei por trazer do Mundial C.O.M. em Hasselt - Bélgica.
Escrita em francês com muitos artigos de varias aves, é de edição mensal da responsabilidade da A.O.B.






quinta-feira, 21 de março de 2013

Início da Primavera e os passarinhos notaram as diferenças!

 Da janela do meu trabalho avistei estes dias um casal de andorinhas que procria em frente à minha janela da cozinha nos últimos 3 anos.
Por coincidência deu um clique nos meus canários e aqui estão as minhas primeiras fêmeas a construir o ninho.









Espero que as outras sigam o exemplo para andar tudo na mesma onda.

terça-feira, 19 de março de 2013

Onagra, Oenothera , Primula, “ Bela da Noite” - Ornitologia

Onagra, Oenothera , Primula, “ Bela da Noite”

Planta de Originária da América do Norte e Inglaterra (chegou ao continente Europeu no século XV, era também conhecida como a Planta que cura o Rei, pelas propriedades curativas e fama que tinha na corte real), é possível encontra-la na natureza no norte de Portugal em alguns jardim como planta de decoração, tem uma particularidade que não é muito comum em muitas plantas é bianual
 
(só da sementes de dois em dois anos), na altura da floração carateriza-se por dar uma flores de um amarelo vivo (forte), posteriormente iram cair e em sua substituição crescem uma vagens pequenas (tipo massaroca comprida) contendo umas sementes pequenas de cor escura, depois de secar as vagens dispersão das  sementes com vento pelo terreno
 
 dando dessa forma novas plantas ,isto se não forem descobertas pelas aves que as apreciam.O óleo extraída das suas sementes pode ser utilizado para tratar problemas vários: distúrbios do sistema imunológico, problemas circulatórios, metabolismo, problemas de pele (pele seca, dermatite atópica e algumas alergias), hipertensão gastrites; esta semente é rica em oleio gordo polinsaturado onde se destaca o Omega 6 e
 Y-linoleico.Entre o mundo da Ornitologia as sementes desta planta tem tido um número cada vez maior de apreciadores pelas qualidades .Segundo alguns criadores, as sementes de Onagra são muito importantes na altura da muda da pena, por terem um desempenho muito bom nessa altura possibilitando uma muda rápida, consistente e sem problemas. a administração desta sementes não tem contra-indicação conhecida, tem também relevância na altura da muda dá uma vivacidade mais intensa as corres, como todos
 
os criadores sabem, a época da muda da pena é a mais perigosa para as aves, a ave perde a pena antiga e o seu organismo terá que construir a pena nova se a ave não estiver bem fisicamente em inúmeros casos é fatal.Já com uma boa aceitação entre os criadores de fauna europeia são no entanto os criadores de “Spinos e Carduelis” que lhe reconhecem mais potencial.As sementes de “Onagra” devem ser dadas de preferência na altura da muda mas, o período recomendado deve ser de
 
 Junho a Dezembro, pode ser fornecido em comedouros individuais, não deve ser misturado com as outras sementes, as quantidades é a escolha de cada criador, como referi anteriormente não há contra indicações referenciadas, há sim um contra, como é uma planta bianual , pode não ser fácil encontrar e caso de rotura de soque.

Segundo informação do meu amigo Armando Moreira é possível encomendar da Bélgica através deste site: http://www.ecosem.be/fr/index.php (atenção escrito em francês.
Fotos do amigo Manuel Marinho retiradas do seu blog.(http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/)

Informação para este artigo retirada de :

sábado, 16 de março de 2013

Criação do amigo Ricardo Ferreira (kardus) - inicio 2013

Hoje fui fazer uma pequenina e rápida visita ao amigo Ricardo, por meu interesses , porque todos gostamos de ter coisas novas  (canários) eu pedi a sua ajuda.
Durante este período o amigo Ricardo foi limpando as gaiolas e ao mesmo tempo ia vendo os ninhos que já tinham ovos e os outros que ainda não havia nada e no meio de todos lá estavam os primeiro canários deste ano (2013)
 Alguns dos casais do seu plantel deste ano entre vermelhos, amarelos e entre outros ...






Já no fim resolvemos comer umas laranjas e qual a nosso surpresa, descobrimos um ninho de "Milheiro" com dois ovos.



Caro amigo Ricardo desejo uma boa época de criação para 2013.

Outras publicações referentes a este criador:
 - http://bloggerbirds.blogspot.pt/2007/06/nome-ricardo-jos-monteiro-ferreira.html
 - http://bloggerbirds.blogspot.pt/2011/03/as-criacoes-dos-amigos-2011-ricardo.html

segunda-feira, 11 de março de 2013

Entre amigos revisita o amigo Paulo Neto - Forpus - white face fallow (face branca olhos vermelhos)

Depois da experiência com os exóticos (diamantes de goulds bengalins) o amigo Paulo Neto virou a rumo para os bicos curvos, onde os Forpus são a sua principal prioridade actualmente.
Depois de criar as cores tradicionais optou por criar algo mais difícil , as mutações  muito interessante pela variedade de cores que se pode obter e a possibilidade de se chegar a cores novas, sendo um ponto importante na evolução de um criador.
Esta é a nova cor de Forpus que se propõe criar e apurar de modo a poder criar  com casais directos, apesar de preferir a cruzamento com portadores, pois dessa forma não perde o porte e diminui a consanguinidade entre as aves.
  white face fallow (face branca olhos vermelhos)

Por as novas mutações serem muito caras , este criador opta por uma boa solução que passa pela venda de alguns dos suas melhores aves dois meses vendi 14 casais para comprar 7 forpus ) dessa forma tenta andar na mesma "velocidade" dos criadores "TOP"
Alguns dos seus casais reprodutores, onde se pode ver aves puras e portadoras.
 

 Umas das raridades do seus plantel actual, um Forpus parecido com a águia que representa o símbolo dos estados unidos com a cabeça toda branca.

   white face fallow (face branca olhos vermelhos) de cor mais diluída.
Devo referir que o fallow cara branca não é uma nova mutação. Os fallow s têm 2 tipos, um mais claro e outro mais escuro. (muito obrigado pela dica amigo António Castanheira) Forpus Portugal.
 E uma das cores que também são novas, é uma aposta do Paulo Neto , reparem nas coeres deste magnifico Forpus.
Os meus parabéns pelo magníficos Forpus que esta a criar, força e muito boa sorte.

Revistas e Livros - Oiseaux exotiques

Porque devemos partilhas as coisas que vamos encontrando com outros , pelo menos é assim que vejo este blog, resolvi mostrar uma revista que encontrei no MUNDIAL de Hassel - Bélgica.
Com bons artigo, mas que demonstram uma dificuldade para quem não sabe francês  visto ser toda ela escrita em francês.

Com uma muito boa qualidade fotográfica, quase todos os artigos têm varias fotos a demonstrar a a evidenciar o que de melhor se pode fazer em fotografia.








 Para os mais interessados podem ainda consultar o site em,
 http://www.le-cde.com/