terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Alimentadores para aves ... -Lucherini & Co.

Uma das boas razões para se colocar alimentadores para as aves, como se pode ver neste video a variedade dos alimentadores ajuda este bando de Pintassilgo do Norte -  Lugres. 


Muitos deste casos, são pequenos projecto feitos por alunos das escolas, servem para ajudar os alunos a ganhar uma consciência para a preservação do meio ambiente. 


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Encontros improváveis em Hasselt- Cédé

Sábado à noite em Hasselt , depois de uma breve visita nocturna para fazer algumas fotos da cidade, ao retornar ao Hotel, fui abordado por um senhor muito simpático que se encontrava à entrada a fumar um cigarrito, tudo pelo Pin que tinha no meu casaco.
Depois de acabar o cigarro entramos para o átrio do hotel,  este, convidou-me para ir beber um café ao café/restaurante, de  inicio mostrei alguma relutância, mas como era tão simpático e não tinha para onde ir e estava no mesmo hotel , porque não!

No decorrer da nossa longa conversa, ele perguntou o que estava ali a fazer, ao que respondi,  vinha de Portugal para fazer a cobertura fotográfica deste evento, ele perguntou se também era criador de alguma aves e se tinha participado. Respondi que era criador mas não tinha participado,  ao mesmo tempo, devolvi a pergunta  "O que o senhor ele criava?" a resposta "petrificou-me" por breves instantes, mas já não havia nada a fazer era só usufruir do momento. Pois tratava-se de um dos responsáveis máximos da marca "CÉDÉ" conhecida em todo o mundo por estar ligada à alimentação de aves e não só, pois é tratava-se do senhor, Luc Degraeve.
Depois foi só (gozar) o momento, falamos de muitas coisas: a expansão da marca para os países emergentes da "CÉDÉ" , a apresentação de novos produtos e marcas associadas a projectos de alimentação para animais, a visita a Portugal a quando do Mundial em Matosinhos e como bom "tuga" e morador no centro de Portugal  - Coimbra, falei logo no nosso famoso Leitão da Bairrada, ele não conhecia , então ficou marcado para a próxima visita a Portugal uma almoçara-da, se houver oportunidade para isso, a vida deste senhor é uma verdadeira "roda viva". 
Falei também do meu blog e aproveitei a oportunidade para oferecer ao Sr. Luc Degraeva um boné do meu blog , ele prometeu colocar no se escritório junto dos inúmeros presente que recebe dos admiradores da CÉDÉ.
Acabei por lhe falar no sr. Berrevoets Richard ( K.B.O.F.),  tenha-o conhecido e falado com ele nesse dia no pavilhão onde decorria o Mundial C.O.M , sorriu e falou-me que conhecia e que era seu amigo.Fixe!

 Posteriormente enviei-lhe um email com as fotos de Hasselt, respondeu, agradecendo e oferecendo-se  para me arranjar mais pins da (CéDé) para amigos. 

Aqui está um encontro improvável! 
Muito obrigado amigo Luc Degraeve pelo convite para o café e pela sua simpatia e amabilidade.
Obrigado
Osvaldo Sereno

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VZW - KoninKlijke Belgische Ornithologische Federatie (K.B.O.F.)

Uma das boas coisas que me aconteceram no Mundial C.O.M. de Ornitologia 2013 que se realizou na cidade de Hasselt - Bélgica.
Logo à entrada da exposição estava o stand da K.B.O.F. ( O K.B.O.F. é um agrupamento de guardiões de pássaros e criadores de aves e actualmente reúne cerca de 15.000 membros na região da Flandres. )
 Algumas das "politicas" desta Federação são:
-   Os meios adequados para buscar e usar para proteger os direitos adquiridos, bem como as acções para realizar manutenção ou adaptação das leis existentes e as decisões sobre os entusiastas de aves.
- Organizar e realizar actividades de incentivo e organização de estudos ornitológicos, visando a protecção da natureza sempre que seja possível.


-  A criação de aves para aprender, melhorar e incentivar outros a preservar o meio ambiente.
Ao visitar este stand tive a oportunidade de conhecer o Sr. Berrevoets Richard, actualmente  faz parte da direcção da K.B.O.F. é responsável pelas actividades de campo (Beldornithologie).
Durante vários minutos falamos das actividades que o K.B.O.F realiza, onde se enquadram varias actividades: a construção de ninhos nas escolas, onde os alunos aprendes para que servem os mesmos, que há diferentes tipos de ninhos que estes variam na forma e tamanho, que as  aberturas (entradas) também variam consoante as espécies de aves a que eles se destinam.

Fiquei a conhecer alguns dos seus trabalhos: ninhos que ele mesmo constrói e as  magnificas fotografias de campo que realiza; ao mesmo tempo, foi-me mostrando os alimentadores para aves que também fazem parte das actividades.
Estes (comedouros) , podem ser carregados e posteriormente recargados com pequenos sacos de sementes e bagas que servem de alimento às aves durante o Inverno. O clima na Bélgica é por norma muito frio, com muita neve o que dificulta muito a sobrevivência das aves.
Para que as crianças fiquem mais despertas para os problemas da conservação da Natureza a "Nationale Verdornithologie" tem pequenos kits para construção que as pessoas podem comprar para realizar as suas actividades em família, ocupando dessa forma algum do tempo livre das crianças de um modo útil e proveitoso para a conservação da Natureza.
No fim da nossa agradável conversa, falei ao Sr, Richard que tinha um blog (Birdsblog), que este era sobre aves, muito visitado pelos amantes das aves , criadores de aves, pessoas que gostam de fotografia entre outros, mantém um número de visitas muito interessante e constante com tendência para crescer. Ele, ficou muito admirado e prometeu visitar. Na sequência da nossa conversa, resolvi oferecer um dos primeiros cachecóis realizados com o nome do "Birdsblog" onde é possível ver  um Don fafe - Bulfinch (Pyrrhula pyrrhula)
, aves que pertence à fauna Europeia, uma das aves que mais me encanta.
Foi uma agradável visita e um excelente conhecimento, pois o Sr. Berrevoets Richard ficou de  ajudar dentro das suas possibilidades a realizar algo parecido na cidade de Coimbra -Portugal.
Quem desejar conhecer melhor esta federação pode visitar o seu site oficial em: http://www.kbof.be/

Tenho pena por não ter encontrado informação em Inglês, Francês ou Português mas, entendo que não haja nessas línguas visto que é um projecto que se destina à Bélgica. 
Os meus parabéns e muita sorte para o futuro!
MUITO OBRIGADO.
Osvaldo Sereno

domingo, 10 de fevereiro de 2013

"Tugas" no Mundial 2013 - as fotos possíveis!

É sempre agradável reencontrar pessoas que conhecemos em qualquer parte do Mundo, se for no Mundial de Ornitologia é fantástico , porque sabe-se logo que quem esta gosta de estar!
Fica aqui um pequenino flash (aqui pode ser) é uma forma simples de homenagem a TODOS. Um abraço!































Dentro das dificuldades, fica este símbolo que deveria estar no cartaz do mundial logo desde o primeiro dia, porque assim, nem com flash nem sem ... sempre me evitavam 4000 km e uma tantas dores de cabeça a muito outros ... 

E evitavam esta triste imagem para um evento desta magnitude.

Claro que também há algumas coisas relevantes, com o decorrer do tempo darei conta aqui no blog, conheci pessoas fantásticas (Luc Degraeve - Cédé), (Berrevoets Richard - K.B.O.F.) entre outros ... acabei por trazer uma serie de revistas interessantes sobre ornitologia que a seu tempo partilharei com todos ...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Hermann Heinzel no Mundial Hasselt - 2013 - Bélgica

Umas das coisas boas que me aconteceram no Mundial em  Hasselt - Bélgica, ter reencontrado este senhor, a primeira vez que o fotografei foi no 58º  Mundial em Matosinhos - Portugal , meu segundo Mundial. Aqui fica mais uma vez a minha humilde homenagem a este senhor que tem acompanhado a historia dos mundial de ornitologia fazendo também parte da historia dos Mundiais C.O.M.
Hermann Heinzel foi fascinado por aves quase toda a sua vida. Após a II Guerra Mundial, a família de Heinzel modou-se  para a Polónia , pois vivera na Alemanha Ocidental, deixando quase tudo para trás. Ele ficou fascinado, e passava horas observando a vida selvagem ao redor dele, especialmente o tipo com asas e penas."



 "A caneta de feltro contornos, que incluem detalhes dos habitats, chegar explodido a cerca de 60 por cento, são copiadas em papel transparente e depois transferidos para papel de desenho.
 Cada ave é pintada separadamente, utilizando aguarelas, lavar e acrílicos. " ...





Artigo da onde  mostrei este senhor  e  contei um pouco da sua  história.
http://bloggerbirds.blogspot.pt/2010/02/brevemente-quem-nao-viu-o-senhor.html