domingo, 30 de janeiro de 2011

59º Campeonato Mundial de Ornitologia 2011 -Tour - França

Segundo o site oficial deste Mundial, estiveram inscritas 23.000 ave de todo o Mundo.

Algumas curiosidades deste Mundial.
http://www.mondialtours2011-uof.fr/

Pontuação por classe individual e equipas
http://www.mondialtours2011-uof.fr/documents/palmares.pdf

O Parc de Exposições de Tour e um complexo que o torna versatíl , capaz de albergar um pouco de tudo: shows, feiras temáticas, eventos desportivos e conferências nacionais e internacionais.


O Parc de Exposições de Tour.
Fica a nos arredores de Paris (55 minutos). Vamos aos pormenores, há sempre quem goste de saber ... o seu parque de estacionamento tem capacidade para estacionar 5.000 viaturas. Planta seccionada do 59º Campeonato Mundial de Ornitologia 2011 em Tour - França.

O Grade Hall, o Hall B, os corredores e outros serviços, saliento que a área total é de 27 hectares.
O Pavilhão onde decorrer este Mundial tem uma área de 10.000 m2, construído em madeira, metal e vidro, é provido de iluminação artificial, 20 saídas com 2 portas de 1,80 m, a largura da porta do Hall de entrada é de 1,40 m mas, só esta entrada é constituída por 12 portas, a sua altura variável , 16 a 17 metros.
Como critica, porque não devemos só criticar o que é feito em Portugal, posso adiantar que estamos muito melhor na informação dada pela inter-net, a pagina do 59º Mundial de Ornitologia está muito fraquinha, falta lá quase tudo.
Exemplo: Apresentação da cidade aos seus visitantes, classificações por países, classificação geral (criadores), fotos (montagem, julgamento, exposição etc), aqui Portugal, mostrou que é muito melhor, claro que tivemos falhas!
Os meus parabéns a todos os Portugueses que obtiveram bons resultados neste Mundial.
Informação:
site oficial do mundial e do site: http://www.tours-expo.com/fra/grand_hall.php

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Diamante Bichenov/Corujinha/Double-barret Finch

O Bichenov Diamond (Taeniopygia bichenovii, às vezes chamado Poephila bichenovii filogeneticamente) é uma ave, a ordem dos Passeriformes, família e Estrildidae.
Distribuição geográfica e aclimatação:
Austrália.
Gosta de calor, tolera algum frio mas, deve estar protegido do vento directo.


Discrição:

A plumagem varia entre as cores bases, negro, cinza e branco (nas aves de ancestrais/clássico). No "rosto", é possível ver uma área das bochechas, de cor esbranquiçada, de onde se destaca o negro à volta dos seus olhos, as sua asas são ponteadas de branco, o peito de cor branca (escura ou clara) termina com colar negro que emoldura o "rosto" (descrito anteriormente), cor de marfim é separado do abdóme, um pouco mais escuro, com uma fina linha negra.

Dimorfismo sexual:


As diferenças sexuais entre exemplares de diamantes Bichenov não são claras para o olho destreinado, quando as aves são jovens, não fizeram a primeira muda. Em geral as linhas da plumagem dos machos são mais carregadas/demarcadas que as fêmeas, os machos cantam coisa que as fêmeas não fazem, a identificação é bem mais fácil quando se encontras várias aves no mesmo poleiro, porque se podem comparar umas com as outras, se temos só duas aves a coisa pode ser muito complicada



O Bichenov e as outras aves:

Esta é uma espécie pacífica, tanto com outros diamantes como membros da mesma família, como acontece com outras aves (diamantes de Gould, Babetes, etc). A altura de mais pressão é a altura de reprodução, não tolera muito bem outras aves perto do seu ninho e prole esse comportamento e natural em quase todas as aves.
É possível criar um casal ou um grupo pequeno numa gaiola ampla, meus amigos, uma coisa é certa, depois de acertar no casal, se tudo correr pela normalidade, vais ver que são como os "ratos".


É possível criar esta pequenina ave recorrendo a amas (Bengalins/Manon).




Tamanho:
O comprimento desta pequenina ave é aproximadamente 10 cm. Devido ao seu pequeno porte, deve-se ter em atenção todas as aberturas possíveis, as crias abandonam o ninho cedo e em muitos casos saiam da gaiola e morrem ou então ficam presas nos bebedouros, outro ponto a ter em canta.




Alimentação:
O grite deve estar sempre à sua disposição, uma boa mistura para exóticos complementada com algum alimento vivo (tenébrios ou búfallo) é um bom estimulante para a criação e uma boa fonte de proteínas animal para as jovens aves, durante a época de criação deve dar-lhe uma papa de criação, penso que é o suficiente para se ter sucessoo na sua criação.
As crias ficam totalmente emplumadas por volta das 3 semanas, ficando totalmente independente dos seus progenitores aos 3 meses, nessa altura deve ser vigiada, se os mantiver em gaiola pequena, como referi o seus pais não os iram tolerar perto do ninho de criação, podendo mesmo ser agressivos e provocar-lhe a morte.



Matéria complementar:
Alimentação das aves
Reprodução:

A anilha deve ser de 2 mm de diâmetros.

O Bichenov, se tiver as condições apropriadas nidifica facilmente em cativeiro, se pretender reproduzir em colónia deve ter em atenção o que escrevi antes, na altura da reprodução podem ser agressivos na defesa dos seus ninhos, logo estes devem ser colocados a uma boa distancia uns dos outros, se pretende criar com um só casal, uma gaiolas normal (50x30x40) onde o ninho se possa colocar no seu interior ou suspenso por fora é uma boa opção.
O ninho por norma é de caixa (com buraco ou smi aberto), deve colocar-se bastante material para que os casal possa fazer o ninho.





Consultar ninhos e material de construção em:
Ninhos para aves exóticas



A fêmea deve fazer uma postura que pode variar entre os 4 a 7 ovos, atenção em casos de 7 ovos, muitos criadores menos informados podem pensar que são duas fêmeas, a incubação será feita pelo casal, os filhos, nascem passados 12 a 14 dias, o seu crescimento é muito rápido, essa sensação é devido ao seu pequenino tamanho, quando há uma alimentação variada e em quantidade são fatores para o seu desenvolvimento é rápido.
Na minha opinião, se forem os progenitores a criar os próprios filhotes é melhor, se recorrer a amas, por norma crescem ainda mais rápida, os Bemgalins se forem bons, são verdadeiras máquinas de dar comida.


Ao contrário que muitos criadores pensam, o Bichenov é capaz de criar os seus próprios filhos, pode correr mal das primeiras vezes mas, se formos pacientes, a coisa marcha por si, só!


Mutação:
Canela ou Pastel
Agradeço aos amigos, Zé Manel e Paulo Henriques a possibilidade de fotografar estas magníficas aves.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Caça ilegal de Fauna Europeia - GNR - Aveiro

Nunca é tarde para lembrar, a captura de aves selvagens é proibida pela lei, salvo algumas excepções, podem encontrar-se aves de fauna europeia em algumas exposições mas, devo recordar que as mesmas devem ser portadoras de CITES e o seus criadores devem por sua vez, estar legalizados como criadores federados em clubes ou associações ornitológicas e no ICNB.


Na passada terça feira o (SPNA) Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente secção de Aveiro, deslocaram-se ao final da tarde a Anadia acabando por deter dois homens por se encontrarem a caçar com uma rede invesível, na altura da detenção este já tinham capturado 6 aves (Tintelhões, Pardais e Lugres).
Depois da intervenção das autoridades, estas aves foram libertadas uma vez que não tinham quais queres problemas de saúde, segundo informação recolhida, sempre que as aves apreendidas se encontram debilitadas, são ecolhidas para o (CERVAS) Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
Estes dois senhores foram notificados para se apresentar em tribunal.
A captura/caça é abrangida pela lei da caça, (Lei - 163/99) de 21 de Setembro.
Esta apreeção foi notícia também no Diário "As beiras " de terça feira dia 18/01/2010.
Agradeço desde já à SPEA secção de Aveiro a disponibilidade e pronta informação solicitada.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Escapadinhas de fim de semana com...Catanosbus - Tur Lª



AVISAN - CNEMA - SANTARÉM - 2010
Relatos de um Motorista.


Não exite, marque já!
Promoções para cardíacos, até ao fim do mês.
A "Catanosbus- TUR Lª"Fazemos visitas guiadas: casas de meninas, bares altern e stipe, discotecas multi, entre outros, sempre com surpresas pelo caminho.
Também fazemos Serviços Normais, e óbvio!!!

Mais uma aventura melodramática, saída do Vale de Coimbra, destino Santarém Lucsor-Center mais conhecida como a civilização "AVISAN 2010".
Plano de viagem 7500 kms, dunas medonhas, areias traiçoeiras e povos um pouco perdidos no deserto! Epá , estranhos e já esta!
NÂO, esses dos "Gato Fedorento" já se ouviu falar deles.

Prestamos o melhor conforto possível, net a bordo, tv perabolica entre outras mordomia, "gajas" não temos para este preço!!! Quero dizer dançarinas.

Catanosbus- Tur Lª, na vanguardas das visitas personalizadas, ... saída! ;)
Tudo calmo e sereno no início, mas ...

Huiiii! Lócura, está foi por um "pintelhésimo"! Cabr...ão do lagarto, foi por pouco que o atropelava, tadinho até ficou verde! Mas safa-se.

Como se pode ver é a pura da Lócura, olha "DAKAR" perto disto é uma brincadeirinha de carícas, pá!

Hora, exposição de animais no deserto?Piuuuu!
Esta malta arranja cada coisa para passar os fins-de-semana!
Mais uma duna perigosa, vamos ver se não ficamos "atascados, com este calor já marchava uma "loirinha" fresca.

Em fim terra firme.

Paragem no Oásis de Almeirim, para os nossos clientes ganharem folgo e um pouco de ar fresco, beber uma água, a coisa não está fácil.

Bóra lá comer o prato tradicional destas gentes, "sopa da pedra" nome que provem desta zona. Foram descobertos vestígios de uma civilização muito evoluída que demandou estas paragens, mas, pelo que se sabe acabaram por se extinguir, o seu líder não era grande coisa, "HuSócrates III", teve revoltas barbaras do seu povo, tudo o que restas desta civilização são estes pequeno artefactos em forma de fotografias.

Domadores de cobras, uma das atracções desta cidade encravada no deserto da "PEDRA".
Psssss, pssssss!
Calma bichinha já toco a flauta para os turistas.

A "malta" do Vale de Coimbra era muito animada, gandas "malucos!
Qual seria a tribo destes?

Quem passa não fica indiferente, não é normal em terras de Almeirim gente como esta.

Olá! Penetras. Uma boa troca por uns camelos, uma vez que não há louras, "cervejas" com aquelas roupinhas devem estar a "morrer" de calor.
Olha, olha, nómadas! Pelos turbantes não parecem "romenos". Mas não estão com cara de querer dar umas moedinhas aos músicos. Agarrados!

Meus amigos, esta a ficar tarde. Grita o motorista, bamos "cambada" temos muito caminho pela frente.
Épaaa, isto é grande, caramba! A melhor e maior feira de animais de companhia do Vale do Jorda-rém - Portugalia.

Huiii, olha quem anda por ali.
Ser Mohamedechico, rei das fresquinhas, um dos maiores especialistas em ornitologia de quintal;))) Conhecido pelas arábias como "olho de falcão". O seu falcão tem um olho para os coelhos!

Aspecto geral da uma das tendas desta exposição.

Já de regresso a casa, passamos pelo Roques de Alberrás, temos que recolher uns clientes que tiveram uma avaria nos camelos.
Tudo bem, há sempre lugar para mais um ou dois, neste caso até eram três, a sorte é o motorista desta viagem já os conhecia de outras viagens.
Ricardo Jones, Omar Ernestos e Vitorzeus.
Pelos saquinho, foram ao FORUM - Marraquês. Saldos?

A visão que trái!
Um bom motorista no deserto deve ter atenção aos espelhos, passa-nos cada coisa, é melhor não haver destrações! HUiiii! Huiii!!!

A toda a "bisga", até o homem do camelo parou e pensou.
Devem ser os mesmo que o ano passado foram à AVISAN, porr...a , devem ter mudado de agncia!

Chegada ao Vale de Coimbra , mesmo a tempo de Jantar.

" se a malta desta excurção sabe que não tenho a carta, ainda por cima ando a tomar anti -depressivos.
Épa, os gajos da agência foram uns porreiros, foi sempre a dar-lhe, mas a pontualidade da "CATANOSBUS - TUR - Lª" é o seu melhor!
Bem, agora vou jantar ... "

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Papagaio desapareceu.

Os donos ficariam muito agradecidos na sua volta a casa, se alguém poder ajudar.
O "Birdsblog" já fez um pouquinho para que tal possa acontecer, agora cabe aos amigos das aves ajudar estes donos.

Notícia retirada do Diário regional "As Beiras", 18/01/2011.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Meus amigos isto sim, "maquinas " de criar aves...!

LÓCURA!!!
video

 Épa, não são aves que têm que ter CITES?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Jantar Convívio - Gloster


Muitos parabéns Joel pela iniciativa, é uma boa forma de iniciar o ano de 2011.
Que bela forma de falar abertamente sobre este magnífico canário de porte, uma forma diferente de nos encontrar-mos durante o ano e porque não, um dia para quem gosta de Gloster, conhecer criadores novos. Quem sabe não fica já marcado para uma próxima edição deste jantar.
Como seria interessante haver mais iniciativas destas durante o ano também de outras classes de canários e não só!