quarta-feira, 19 de março de 2008

A escolha de um periquito


Saiba reconhecer sexo e idade.

Distinguir o sexo dos periquitos não é fácil, pelo menos nos exemplares mais jovens, precisamente aqueles que são mais procurados, uma vez que esse é, por norma, um dos objectivos do comprador: uma ave jovem, mais permeável às nossas tentativas ‘pedagógicas’, ou seja, com maior capacidade de aprendizagem. Nos periquitos, o sexo é determinado pela cor da membrana acima do bico, por outras palavras, a parte carnuda onde se situam as narinas. Castanho nas fêmeas, azulado nos machos, é esta a regra para as aves adultas. O problema é que, nos periquitos mais jovens, essa diferença não é tão notória, o que exige uma observação mais atenta no momento da escolha.

Lembre- se: os machos jovens apresentam uma membrana mais proeminente e mais escura do que a das fêmeas. Quanto à idade, a opção deve recair numa ave mais jovem, não só porque são também as mais baratas, como, sobretudo, porque são mais dóceis e possuem maior capacidade de aprendizagem. À parte a cor da membrana por cima do bico, deve observar ainda os olhos. Num periquito jovem, estes devem ser firmes e escuros, sem a íris branca que surge à volta dos olhos dos exemplares adultos.

A plumagem na zona da cabeça é outro dos sinais de ‘juventude’. O topo da cabeça, do bico até à parte de trás, deve apresentar um padrão estriado. Se for branca e sem manchas, está-se perante um exemplar já adulto.
A fonte do artigo: Revista "INSTINTO" http://www.instinto.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.