sexta-feira, 31 de agosto de 2007

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Férias !!! Humor

Bengalin do Japão - Lonchura doméstica - Manon - Munia

Origem: Esta é uma raça que não hesite na natureza. Foi criada, desenvolvida, apurada pelo homem. Acredita-se que o primeiro País a produzir estas aves foi a China. Mais tarde foi introduzido no Japão, a cerca de 260 anos. Foram depois exportados para a Europa e os Estados Unidos.
Hoje em dia esta ave encontra-se dessiminada um pouco por todo o mundo.
Tamanho:
O Bengalin tem um tamanho aproximado de 10 a 13 cm podendo actualmente ser maior derivado as mutações e ao apuro genético desta aves.
Mutações:
Originalmente estas aves eram de cor negra ou castanho muito escuro, hoje em dia podemos encontrar muitas mutações nas cores bem como na forma.
Novas mutações são: branco, cinzento (prata), castanho claro, crémino, moca (cor de chocolate), malhados (bicolor), os perlados ou de cor pérola, e muitas outras cores. Dentro das cores que referi antes, não poderemos esquecer os albinos, e na forma, com poupa e alguns frisados (raros).
Dimorfismo sexual:
Muito difícil de reconhecer pelas cores. Só os machos cantam. Mesmos os criadores mais experimentados têm dificuldade em reconhecer a diferença entre as aves desta espécie.

Criação: De preferência em ninho fechado (caixa), também podem criar em ninhos abertos tipo (canário). Se pretendemos alguma qualidade e selecção a melhor maneira é criar aos casais, se desejamos criar pelo puro prazer de ver como reagem na corte e criação, o melhor é criar colónia, o Bengalin não requer condições especiais para a sua criação.
As fêmeas põem de 3 a 6 ovos de cor branca e a sua incubação prolonga-se por 12 a 14 dias.
Os filhotes devem estar a comer por sua conta 1 mês após o seu nascimento.
Ambos os progenitores chocam e alimentam a prole.
Ave muito dedicada aos seus filhos, mas não rejeita a criação de outras aves que se alimentem da mesma forma e do mesmo tipo de alimento.
Tem como uma das sua melhores características serem umas boas amas para muitas espécies de aves, podendo mesmo 2 machos chocarem e criar filhos de outros.
Para muitos criadores de aves exóticas, o Bengalin é a razão de sucesso na criação de aves mais delicadas, também ajudam muitos no numero de ninhadas extras.
Alimentação: O Bengalin é uma ave granívora, como quase de tudo. A comida aconselhável é a mistura para aves exóticas ou mistura para periquitos.
Gosta de maçã, de papa de ovo e deve ter a sua disposição grite.
Não diz que não a comida dos canários de vez em quando, como um bombom e umas espigas de milho painço como agrado. Pois esta ave por tudo o que é capaz de fazer pelas outras, merece. Adora tomar banho.
O Bengalin também é levado muito a sério por muitos criadores que se dedicam a esta espécie.
Tem Standard para exposição que o obriga a cumprir determinados quesitos.
Cor, marcações, postura, perfil, porte, etc. Nota final: É uma ave muito simpática, meiga e muito protectora.
O Bengalin é uma ave que híbrida (cria) com muitas espécies de aves, com alguma facilidade.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

MOMENTOS BIRDSBLOG

Alimentação das aves


Linhaça
Semente que dá origem ao linho. A sua cor é de um castanho avermelhado podendo variar entre o mais escuro e o mais claro, de formato de lágrima mas muito achatada (baixa). É uma semente muito rica em ácido ómega -3, proteínas e extractos de éterio (substancia oleosa).

Esta semente é muito boa no trato intestinal das aves por melhorar a digestão das mesmas, muito importante ou mesmo essencial na época de muda da pena.
Semente que se encontrada em muitas misturas de canários, bem como misturas de aves silvestres, também se pode encontrar em muitas misturas de sementes de periquitos (pequenos e de grande porte).
Os países que mais produzem são: Bélgica, Hungria e o Canada.

Perilha


É a semente da saúde. A perilha é muito rica em extracto etéreo (óleos), principalmente do grupo dos ómega- 6 e omega -3. Importante para o canto e uma plumagem exuberante.
Esta semente pode ser encontrada em muitos misturas para pássaros silvestres, canários e pássaros exóticos. É uma semente muito importante para os pássaros, seu uso não
deve excessivo.

Milho alvo amarelo


O milho alvo há em várias cores (amarelo, branco e vermelho), a mais comum será o amarelo.
É uma semente rica em hidratos de carbono.
Pode ser encontrada em quase todas os tipos de sementes para aves exóticas periquitos pequenos e de grande porte.
Os países que mais produzem são: Argentina, Estados Unidos, Rússia , Hungria, China, e Polónia.

Milho Alvo Japonês


Este tipo de semente é altamente rico em proteínas, é muito usado em muitas misturas de sementes para aves.
È uma semente que difere das outros tipos de milha alvo, pela sua cor e tipo de casca.
Os principais produtores desta semente são: China, Austrália e a África do Sul.

Fonio


O fonio é uma semente que vem sendo estudada durante vários anos e só a meia dúzia de anos se descobriu as vantagens desta semente na dieta das aves.
Esta semente é muito importante na luta de uma das doenças mais mortíferas nas aves a coccidiose, enterites.
O uso continuo-o desta semente evita muitos medicamentos.
Não é muito barata. Mas quanto vale uma ave de estimação ou exposição?
A sua origem e cultivo vem das zonas pantanosas do Uganda.

Continua ...